O Petro de Luanda venceu o 1º de Agosto por 2-0, no grande derby do futebol angolano. Mabiná, a cruzamento de Job, fez o primeiro tento do encontro, para depois o próprio Job fechar as contas deste jogo a contar para 27ª jornada do Girabola´2012. Este resultado beneficiou o Recreativo do Libolo que se sagrou bicampeão angolano, quando ainda faltam três jogos para o final.
Num grande jogo entre as formações com mais títulos no futebol angolano, os guarda-redes foram os melhores em campo, superiorizando-se aos avançados em quase todos os lances.
Moralizado pela eliminação do Libolo da Taça, a meio da semana, o Petro entrou melhor no encontro, criando muitos lances de perigo junto da baliza de Lamito.
Os "militares" foram a pouco e pouco libertando-se no relvado e começaram a chegar perto da baliza de Lamá. Numa dessas jogadas, atiraram a bola ao poste de Lamá.
Num jogo de parada e resposta, o perigo não saia de perto da baliza dos dois guarda-redes. Job poderia ter marcado o primeiro, mas Lamito assim não quis, fazendo uma grande defesa a remate do avançado do Petro.
Depois foi a vez de Lamá brilhar. O internacional angolano evitou o golo dos "militares" em duas ocasiões no mesmo lance. Faltava o golo para "apimentar" o jogo, vivido com enorme intensidade nas bancadas onde os adeptos das duas equipas faziam a festa.
O jogo chegou ao intervalo empatado a zero bolas, apesar das inúmeras oportunidades. No reatamento as duas equipas pareciam ter esgotado as forças na 1ª parte, até que Amaro, com um remate de muito longe, testou a atenção de Lamá que defendeu a dois tempos.
Depois vieram os golos. O primeiro por Mabiná, após boa jogada atacante do Petro de Luanda. Job foi a linha, tirou um adversário da jogada e cruzou ao segundo poste onde apareceu Mabiná, sozinho, a cabecear para o fundo das redes.
A partir do golo, o jogo caiu de intensidade e já perto do final do encontro, Job sentenciou a partida, após passe de Paízo. Na sequência do lance, Jotabé, guarda-redes suplente do 1º de Agosto, foi expulso por contestar a jogada. Os "militares" pediam falta de Job no início do lance do golo. Os ânimos exaltaram-se nas bancadas, com os adeptos do 1º de Agosto a reagirem mal a derrota.
Com este resultado, o Libolo sagrou-se bi-campeão angolano, quando ainda faltam três jornadas para o fim. O Petro passa a somar 46 pontos mas com menos um jogo. O 1º de Agosto mantém-se na segunda posição com 52 pontos.
Comentários