O Progresso de Sambizanga confirmou o seu mau momento no Girabola2014, ao consentir sábado, em Luanda, derrota caseira diante do Recreativo do Libolo, por 0-2, em jogo da 19ª jornada do Campeonato angolano de futebol da primeira divisão, disputado no Estádio da Cidadela.
Apesar de tomar as rédeas logo de inicio, os golos do desafio foram marcados por Eddie e Edy Boyom, aos 36 e 53 minutos, respetivamente.
Mesmo jogando em casa, os comandados do treinador Lúcio Antunes não foram capazes de impedir as intenções dos representantes da província do Cuanza Sul e líderes da prova, que aos 10 minutos já tentavam violar a baliza contrária.
Em resposta, Viet remata para a figura do guarda-redes adversário, causando susto ao banco dos visitantes, que também por intermédio de Evandro cabeceia para cima da baliza progressista, aos 25.
Com maior ascendente e controlo de bola, os pupilos do técnico Miller Gomes inauguraram o marcador, na sequência de falha clamorosa dos defesas sambilas, sem hipóteses para o guarda-redes Lambito, que apenas observou o esférico a balançar as redes.
Assim, a partida chegou ao intervalo com vantagem para a formação de Calulu, que antes havia calado a claque barulhenta do bairro Sambizanga, em superioridade numérica nas bancadas da cidadela.
No reatamento, Adão obriga a uma defesa arrojada do guarda-redes Landu, do Libolo, que amplia o resultado, em virtude de antecipação e desvio da cobrança de um canto contra o Progresso.
Aos 55 minutos, os visitados alteraram a equipa, com as entradas de Nandinho e Paz, nos lugares do atacante Viet e médio Adão.
O Libolo procede da mesma forma, com Fuky no lugar de Pedrito, em refrescamento ao seu setor ofensivo, verificando-se ainda entradas de Hélio, para o do progressista Mano, e também de Chico no do libolense Diawara, aos 73.
Embora se verificasse o recrudescer das investidas por parte da turma da capital do país, que tentava inverter o rumo negativo, já na fase derradeira o seu oponente faz entrar Adilson no posto do atacante Evandro, numa clara demonstração de querer manter a vantagem até ao apito final do árbitro Rodrigues Aleixo.
Com este resultado, o Recreativo do Libolo continua na liderança do Girabola2014, com 48 pontos, ao passo que o Progresso, que perfaz dez jornadas só com empates e derrotas, é o oitavo, com 22.
Comentários