Os três primeiros classificados do campeonato angolano de futebol, Girabola, enfrentam este fim de semana adversários teoricamente complicados, com o destaque da jornada para o embate entre os "aviadores" do ASA e o campeão em título Kabuscorp, em Luanda.
As três equipas da frente vêm da jornada anterior com empates, o que no caso do líder, o Recreativo do Libolo, até se revelou um resultado positivo, por ter jogado no terreno do vencedor do Girabola2013 e o mais direto do perseguidor.
Desta vez, a equipa de localidade de Calulo recebe em casa, no Cuanza Sul, a complicada formação dos "militares" do 1.º de Agosto, que, no quarto lugar, tenta aproximar-se do trio da frente.
A sete jornadas do final da competição, a equipa do Recreativo do Libolo precisa de quatro vitórias para garantir matematicamente o seu terceiro título nacional, se, entretanto, os adversários diretos vencerem os respetivos jogos.
Na perseguição, o Kabuscorp do Palanca, que segue a oito pontos, não sai de Luanda mas tem pela frente, nesta 24.ª jornada, um histórico do futebol angolano. Com ambições diferentes nesta fase da prova, este novo dérbi angolano promete centrar as atenções na capital e no Cuanza Sul.
Mais distante mas ainda a tentar recuperar terreno para o segundo lugar - e tendo o 1.º de Agosto a apenas três pontos -, o Benfica de Luanda recebe o Bravos do Maquis, uma das sensações da competição de 2014, atualmente no quinto lugar.
Na oitava posição, com 28 pontos, os "polícias" do Interclube, em clara recuperação nas últimas jornadas, defrontam, em Luanda, o Recreativo da Caála, do Huambo. As duas equipas seguem separadas por apenas três pontos.
Pressionada, praticamente na cauda da tabela, a equipa do Sporting de Cabinda tem vindo a perder lugares e recebe em casa os "diamantíferos" da Sagrada Esperança. Já os "petrolíferos" do Petro de Luanda recebem o 1.º de Maio, outro dos aflitos do Girabola2014.
Nos últimos dois lugares da classificação, Benfica de Lubango e União do Uíge jogam em casa, respetivamente com o Progresso de Sambizanga e o Desportivo da Huíla, desesperadamente à procura de pontos que permitam a manutenção.
Comentários