O FC Barcelona entrou este domingo em “grande”, a nível oficial, na “era” Tito Vilanova, ao receber e golear a Real Sociedad por 5-1, com um “bis” do argentino Lionel Messi, na abertura da Liga espanhola de futebol.
Pouco depois de o campeão Real Madrid tropeçar na estreia (1-1 na receção ao Valência), o “Barça” iniciou da melhor forma o ciclo pós Guardiola, num encontro que ficou, praticamente, decidido logo aos 16 minutos.
A formação basca ainda respondeu, aos nove minutos, por Chory Castro, ao tento inicial do “capitão” Carles Puyol, logo aos quatro, mas, aos 11 e 16, Messi, que acabou o último campeonato com 50 tentos, marcou dois golos.
Aos 41 minutos, Pedro Rodriguez sentenciou em definitivo o encontro, depois de uma preciosa assistência de Cristian Tello, outra das grandes figuras da etapa inicial.
O “Barça” acabou por serenar na segunda metade, que ficou marcada pelo regresso aos relvados em jogos oficiais de David Villa, oito meses e quatro dias após uma grave lesão sofrida no Mundial de clubes, frente ao Al Sadd.
David Villa entrou aos 75 minutos, para o lugar de Pedro, e selou o resultado final, aos 84, para delírio do Camp Nou, que quinta-feira recebe o Real Madrid, em encontro da primeira “mão” da Supertaça espanhola.
Se o FC Barcelona começou com goleada, o Real Madrid, com Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe no “onze”, teve um início frouxo, ao ficar-se por uma igualdade a um golo na receção ao Valência.
Os “merengues” ainda marcaram primeiro, pelo argentino Gonzalo Higuain, isolado pelo compatriota e ex-benfiquista Angel Di Maria, mas, ainda na primeira parte, Jonas selou a igualdade, para a equipa do estreante João Pereira.
No outro encontro já hoje disputado, o Bétis foi vencer por 5-3 ao reduto do Athletic Bilbau, com golos de Ruben Castro, Jorge Molina (dois), Beñat e Pozuelo, isto num embate em que os locais ainda recuperaram de uma desvantagem de três golos (0-3 para 3-3).
Comentários