É oficial. Neymar não vai jogar frente ao Real Madrid esta noite, no grande clássico do futebol espanhol. Os catalães emitiram um comunicado onde explica que, devido a incerteza legal sobre a utilização do atacante, Luis Enrique não vai poder contar com Neymar para o jogo de mais logo a noite.

"Perante a incerteza legal que supõe a ausência de pronunciamento do TAD, e a menos de 12 horas do jogo e para centrar toda a atenção no plano desportivo, o clube decidiu não convocar Neymar. O Barcelona mostra a sua estupefação perante o enorme vazio legal que implica a recusa do TAD em exercer as suas funções jurisdicionais, algo que prejudica diretamente o clube, mas também a própria competição", pode-se ler no comunicado do clube catalão.

O brasileiro tinha sido castigado com três jogos de suspensão, mas o recursdo do Barcelona só deu entrada no Tribunal Administrativo do Desporto na noite de sexta-feira, já depois da reunião semanal deste órgão. Neymar, castigado desde a expulsão na derrota frente ao Málaga, cumpre com o Real Madrid o terceiro jogo de suspensão.

No Santiago Bernabéu estarão duas equipas com estados de espírito diferente, depois dos jogos das Champions a meio da semana: O Barcelona falhou a remontada frente a Juventus e ficou pelo caminho (derrota 0-3 fora e empate 0-0 em casa), o Real Madrid voltou a vencer o Bayern mas teve de ir a prolongamento, onde apareceu Cristiano Ronaldo, mais uma vez, a salvar os merengues com um hat-trick (vitórias por 2-1 fora e 4-2 em casa).

Esta é a 234.ª edição do El Clasico, onde o equilíbrio é a nota dominante: o Real venceu 93 jogos, contra 91 do Barcelona. Na Liga são 173 jogos, com vantagem para o Real com 72 vitórias, contra 68 do atual campeão espanhol. Este é um jogo de resultado imprevisível, e torna-se ainda mais se tivermos em conta os últimos dez jogos entre ambos para a Liga: quatro vitórias para cada e dois empates. Apesar disso, há uma pequena vantagem para os catalães que venceram cinco das oito últimas visitas ao Santiago Bernabéu a contar para a Liga.

Mas há outros números que fazem sorrir os merengues. A formação de Zidane é a única que ainda não perdeu em casa nesta edição da Liga. A última derrota caseira aconteceu a 26 de fevereiro de 2016, frente ao rival Atlético Madrid. A equipa merengue marcou também em todos os jogos realizados para a Liga Espanhola e tentará tirar partido de um Barça que não está bem.

A equipa de Luís Enrique só ganhou um dos últimos quatro jogos (incluindo os dois com a Juventus) e não marcou golos em três deles, ou seja, está a mais de 270 minutos sem fazer qualquer golo. Nas últimas seis deslocações, o Barcelona só venceu dois. Perdeu os outros quatro.

O Real Madrid lidera a Liga Espanhola com 75 pontos, mais três que o Barcelona. Os merengues têm um jogo em atraso pelo que uma vitória no El Classico deixa Ronaldo e companhia com uma mão no título já que passaria a ter seis pontos de vantagem e ainda menos um jogo por disputar, quando ficam a faltar cinco jornadas para o fim.

Este é também mais um Ronaldo vs Messi, os dois principais jogadores de cada equipa. A nível de golos, Messi está a liderar a tabela dos melhores marcadores em Espanha e na Europa com 29 tentos em 28 jogos. Em segundo lugar está o seu parceiro de ataque, o uruguaio Luis Suarez com 24 golos. Cristiano Ronaldo tem apenas 19 golos marcados na Liga Espanhola.

Zinedine Zidane já vai poder contar com Gareth Bale. O galês não jogou frente ao Bayern a meio da semana, por precaução. Do lado culé, Neymar é a única ausência.

O jogo está marcado para às 19h45.