
O Lusitânia dos Açores venceu o SC Covilhã por 2‑1, na noite de quarta‑feira, em jogo da 8.ª jornada da 2. Fase Manutenção, série 2 - 2024/25. Os três pontos adiam o desfecho da despromoção nesta série para as derradeiras últimas jornadas.
O jogo começou com um atraso de cerca de meia hora devido às más condições atmosféricas que se fizeram sentir na zona da Covilhã.
Nos primeiros minutos, Breno Pais (10’) e Dário Miranda (14’) dispuseram de boas ocasiões, mas, na resposta, Cornélio esteve perto de inaugurar o marcador (23’), valei a intervenção de Derick, que manteve tudo a zeros.
No segundo tempo, Gui Paula teve mais uma grande oportunidade para desfazer o empate (49’) para os serranos, mas Diogo Sá voltou a estar muito bem, defendendo com o pé.
Os açorianos marcaram aos 68 minutos, quando Celso Sidney aproveitou um erro da defesa do Covilhã, cruzou para Joca a tocar para o fundo das redes.
Os serranos empataram aos 88 minutos, com um bom golpe de cabeça de Lucas Duarte, numa excelente iniciativa de Ramalho. No tempo de compensação, Derick, também de cabeça, fez o 2-1 para os açorianos, aproveitando uma saída precipitada do guarda-redes João Gonçalo.
Um final de grande tensão, com Konaté a ser expulso, e com a luta pela manutenção nesta Série 2 da Liga 3 adiada para as duas últimas jornadas.
Faltando duas jornadas, o Lusitânia dos Açores continua na zona de descida ao Campeonato de Portugal, com 10 pontos, mais um que o Oliveira do Hospital e menos três que o SC Covilhã, a 1.ª equipa em zona de manutenção.
Ficha de jogo
SC Covilhã 1-2 Lusitânia dos Açores, 2 (0-0 ao intervalo)
Liga 3 - 8.ª jornada da 2. Fase Manutenção, série 2 - 2024/25
Estádio Municipal José dos Santos Pinto
Árbitro: Rui Madeira
Árbitros assistentes: João Trigo e João Martins
Quarto árbitro: Nuno Oliveira
SC Covilhã: João Gonçalo, Cornélio (Salgado, 64’), Luís Oliveira (Paulinho 76’), Lucas Duarte, Konaté, Nathan, D. Santos, F. Garcia (Filipe Maio, 79’), Rafa Peixoto, Ramalho (Cap.), Gui Paula (Fuller, 64’).
Suplentes não utilizados:Rafa, Tiago, Zé Simão, Rafa Miranda, Piteira.
Treinador: Luis Lourenço
Disciplina: cartão amarelo para Luis Oliveira (40’), Konaté (60’ e 90’), Ramalho (68’), Rafa Peixoto (74’); cartão vermelho para Konaté (90’).
Lusitânia dos Açores: Diogo Sá, Derick, Serginho, Joca ( Esmael, 84’), Breno, Jefinho (Isabelinha, 79’), Eduardo Borges, Dário Miranda (Jefer Gunjo, 46’), Bavikson (Cap.) (Kaylan, 58’), Didier Mosquera, Celso Sidney (Kipanda, 84’), Diogo Sá (90’+5’).
Suplentes não utilizados: João Monteiro, Dramé, Afonso Almeida, Ibo.
Treinador: Orlando Costa
Disciplina: cartão amarelo para Joca (14’), Derick (68’), Didier Mosquera (78’).
Golos: 0-1 (Joca, 68’), 1-1 (Lucas Duarte, 88’), 1-2 (Derick, 90’+2’).
Comentários