O Benfica recebe esta quarta-feira no Estádio da Luz o Bologna, em jogo da sexta jornada da Liga dos Campeões. As águias encontram-se atualmente em lugar de 'playoff' e procuram uma vitória que permita solidificar essa posição e, quem sabe, lutar por algo mais.

Pela frente os homens de Bruno Lage terão um Bologna a quem apenas a vitória interessa, isto se ainda quiser sonhar com a fase seguinte da 'liga milionária'

Momento de forma

O Benfica chega a esta partida no melhor momento da temporada. A chegada de Bruno Lage ao comando técnico deu outro fulgor às águias, que entretanto aproximaram-se do primeiro lugar do campeonato, e estão atualmente em posição de 'playoff' na Liga dos Campeões.

Nos últimos dez jogos, as águias somam oito vitórias e duas derrotas, ambas para a Liga dos Campeões, diante de Feyenoord e Bayern de Munique. No que à 'Champions' diz respeito, o Benfica ocupa o 14º posto da tabela, com nove pontos; um triunfo esta noite deixará os encarnados numa posição muito favorável para, pelo menos, garantir o 'playoff' de acesso à próxima fase.

Já o Bologna ainda não conseguiu atingir o nível demonstrado na última época, e que levou os 'rossoblu' ao quinto lugar do campeonato. Contudo, não se pode dizer que a equipa comandada por Vicenzo Napolitano esteja a fazer uma temporada negativa; com efeito, o Bologna ocupa nesta altura o oitavo lugar da Serie A, com 22 pontos, e ainda com possibilidade de chegar aos lugares europeus.

No que à Liga dos Campeões diz respeito, os bolonheses estão num nível diferente, tendo somado apenas um ponto nos cinco jogos realizados, que deixa o clube italiano no 33º lugar. Assim, apenas um triunfo diante do Benfica poderá ainda alimentar as esperanças dos transalpinos em lutar por um lugar na próxima fase da prova.

Histórico de confrontos

Este será o primeiro embate da história entre Benfica e Bologna. Os encarnados têm um registo negativo contra equipas italianas, registando onze vitórias, sete empates e dezanove derrotas. Contudo, o cenário fica mais favorável quando olhamos para os desafios realizados na Luz.

Com efeito, as águias somam sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas nos 17 encontros realizados no seu reduto contra formações transalpinas.

A última vez que o Benfica recebeu um adversário italiano foi durante a fase de grupos da Liga dos Campeões de 2023/24. Na Luz, os encarnados até começaram a vencer o Inter de Milão por 3-0, mas permitiram o empate dos 'nerazurri'.

Quanto ao Bologna, os italianos medem forças com equipas portuguesas pela quinta vez. Curiosamente, os quatro jogos realizados anteriormente foram sempre contra o Sporting, registando duas vitórias, um empate e uma derrota contra os leões.

O que dizem os treinadores

Bruno Lage, treinador do Benfica: "Aquilo que nós sentimos, vai ser um jogo difícil, o Bolonha é muito bom e competente. Analisamos o que fizeram na Champions, são boas exibições, independentemente dos resultados, com Liverpool e Aston Villa e Juventus. Gosta de pressionar alto, é uma equipa vertical nos seus processos. Temos que estar no melhor para vencer. Estamos motivados, e a nossa ambição é vencer o jogo e juntar mais três pontos às nossas contas"

Vincenzo Italiano, treinador do Bologna: "Vamos tentar criar dificuldades ao Benfica, aconteça o que acontecer. Vi todos os jogos do Benfica. Por exemplo, contra o Feyenoord, tiveram um jogo de azar, quando o Feyenoord conseguiu ganhar. Se deixarmos o Benfica jogar, esta é uma equipa que consegue jogar muito bem, não pode ter muito espaço, com Di María, Pavlidis ou KOkcü, Otamendi lá atrás..."

O árbitro

Radu Marian Petrescu foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro romeno será auxiliado por Radu Ghinguleac e Mircea Mihail Grigoriu. O quarto árbitro será Marcel Birsan. A dupla de vídeo-arbitragem será composta pelo neerlandês Pol van Boekel e o esloveno Alen Borosak.

É a segunda vez que o juiz romeno dirige um jogo do Benfica nas competições europeias. Petrescu esteve presente no empate a dois golos dos encarnados diante do Rangers, em jogo da fase de grupos da Liga Europa na temporada 2020/21.