O Sporting CP viaja para a Áustria como favorito, num jogo que marca o regresso de Pedro Gonçalves.

O embate entre o Sturm Graz e o Sporting CP não é uma novidade, depois de se terem defrontado na época passada na fase de grupos da Liga Europa. Desta vez, o palco é a Liga dos Campeões que vai colocar frente a frente os dois clubes na próxima terça feira, às 20h00, na Áustria, a contar para a 3ª jornada.

Adivinha-se que seja um jogo bem disputado, sendo a equipa portuguesa a favorita a vencer o encontro. O Sturm Graz vai tentar tirar benefício do fator casa e pode aproveitar os pontos fortes do seu jogo, como é o caso do jogo aéreo, mas o Sporting atravessa o seu melhor momento de forma.

É de realçar que o Sporting viaja até à Áustria sem Edwards (em dúvida), Diomande e Quaresma. Por outro lado, Matheus Reis e Pedro Gonçalves estão de volta aos treinos e Lucas Anjo, da equipa B, foi chamado para treinar com a equipa principal.

Nesta competição europeia, os leões somam quatro pontos, enquanto que o seu adversário vai à procura dos seus primeiros pontos.

É de realçar que se aproximam dois difíceis compromissos para o Sporting, contra Manchester City (5/11) e Arsenal (26/11), ambos em Alvalade.

Momento de forma: Sporting e Sturm Graz líderes nos campeonatos

O Sturm Graz, tal como o Sporting, lidera o seu campeonato (liga austríaca) e atravessa um bom momento de forma e confiança. Para a liga, tem 22 pontos somados depois de terem conseguido sete vitórias, um empate e duas derrotas.

Nos dois últimos jogos, o Sturm Graz marcou 10 golos, tendo ganho ao Red Bull Salzburg e ao Grazer AK por 5-0 e 5-2, respetivamente. Têm sido uma equipa goleadora, contando com 32 golos em 14 jogos, resultando numa média de mais de dois golos por jogo. No campo defensivo, assinalam-se 18 golos sofridos.

O Sporting CP tem a possibilidade de se apresentar na sua melhor forma diante do Sturm Graz, se tivermos em conta o seu início de temporada. Apesar de ter sido na Liga dos Campeões que escorregaram frente ao PSV (1-1), os leões estão praticamente intocáveis com 10 vitórias em 12 jogos, esta temporada.

Até agora só sofreram uma derrota, logo no primeiro jogo da temporada, contra o FC Porto a contar para a Supertaça. Na liga portuguesa, ainda só souberam vencer com oito vitórias em oito jogos.

No ataque, seguem protegidos pelo melhor marcador da liga, Viktor Gyokeres, que já faturou 11 dos 27 golos da equipa de Alvalade. Também no setor defensivo apresentam ótimos resultados, só tendo sofrido dois golos.

Histórico de confrontos: Sporting 100% vitorioso

As duas equipas defrontaram-se por duas ocasiões, na temporada 2023-24, a contar para a Liga Europa e os leões venceram os dois encontros (1-2 e 3-0). Apesar de terem sido duas vitórias para a formação de Rúben Amorim, os leões encontraram sentiram algumas dificuldades contra os austríacos, tendo agora uma boa oportunidade para eliminar qualquer ameaça do Sturm Graz.

Os golos leoninos foram feitos por Gyokeres, Diomande e Gonçalo Inácio.

O que dizem os treinadores:

Rúben Amorim, treinador do Sporting CP: "Precisamos de todos devido a esta sequência de jogos. O Matheus Reis e o Pote já podem fazer alguns minutos e penso que a equipa sentiu a ausência do Pote porque tem características diferentes. Agora estamos à espera dos outros".

Christian Ilzer, treinador do Sturm Graz: “O Sporting é uma equipa que se pode comparar por exemplo a Arsenal e FC Barcelona, é uma equipa que joga como uma das melhores da Europa. É uma equipa com classe”.

Árbitro

Giorgi Kruashvili foi nomeado para arbitrar o jogo do Sturm Graz contra o Sporting CP. O árbitro georgiano vai apitar o jogo da próxima terça feira, acompanhado pelos assistentes, também georgianos, Levan Varamishvili e Zaza Pipia. O quarto árbitro vai ser Giorgi Avazashvili.

O vídeo-árbitro estará entregue aos italianos Aleandro Di Paolo e Luca Pairetto.