Este artigo tem mais de 10 anos
A final da Liga dos Campeões está marcada para 24 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa.
FC Barcelona, Atlético de Madrid, Bayern Munique e Paris Saint-Germain defendem, em casa, terça e quarta-feira, vantagens conseguidas em terrenos alheios, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.
Os derrotados - Manchester City, AC Milan, Arsenal e Bayer Leverkusen – têm qualidade suficiente nos seus plantéis para não darem a eliminação por adquirido, sendo que, dos quatro, os alemães têm uma tarefa hercúlea.
A turma de Leverkusen jogará em Paris, quarta-feira, sob uma desvantagem de quatro golos e a passar por um momento de crise de resultados, pois não conseguiu uma única vitória nos últimos quatro jogos no campeonato germânico, ao que junta a derrota frente ao PSG, há duas semanas, e a eliminação da Taça da Alemanha.
Por seu lado, o Paris Saint-Germain é líder em França, com uma margem confortável sobre o AS Mónaco (oitos pontos), e tem contado com uma das melhores épocas da sua “estrela maior”, o internacional sueco Zlatan Ibrahimovic, autor de metade dos golos conseguidos em Manchester.
Um tento solitário de Diego Costa em Milão dita a vantagem do Atlético de Madrid sobre o AC Milan, que os “colchoneros” recebem na terça-feira, num momento desportivo em tudo diferente dos italianos, pois estão na luta pelo título espanhol, enquanto os milaneses estão a meio da tabela classificativa, em franco risco de não entrar na Europa, na próxima época.
Por seu lado, os campeões europeus em título do Bayern Munique saíram de Londres com dois golos de vantagem (obra de Toni Kroos e Thomas Müller) de Londres e recebem terça-feira um Arsenal privado de algumas peças importantes, como Szczesny (castigado) e Walcott e Wilshere (ambos lesionados).
Imparável na “Bundesliga”, que praticamente já ganhou (20 pontos de avanço sobre o segundo, o Borussia Dortmund), o conjunto de Pep Guardiola venceu os últimos 13 jogos oficiais: desde o 2-3 caseiro com o Manchester City, a 10 de dezembro de 2013, num embate da “Champions” para “cumprir calendário”.
Por fim, e com a mesma vantagem (dois golos sem resposta, marcados por Messi e Daniel Alves), o FC Barcelona recebe o Manchester City, num jogo em que os ingleses estão privados da utilização do central argentino Demichelis, expulso no Etihad.
Em má forma, os catalães tentam manter na Europa o que têm vindo a perder na Liga espanhola, após somarem a quarta derrota da época, sábado, no terreno do Valladolid, enquanto o City surge em Nou Camp após a inesperada eliminação nos quartos de final da Taça de Inglaterra, em casa, com o Wigan (1-2).
As restantes partidas da segunda mão dos “oitavos” disputam-se a 18 e 19 de março: Chelsea-Galatasaray (1-1, na primeira mão), Manchester United-Olympiacos (0-2), Borussia de Dortmund-Zenit (4-2) e Real Madrid-Schalke 04 (6-1).
A edição 2013/2014 da Liga dos Campeões tem a sua final marcada para o Estádio da Luz, em Lisboa, a 24 de maio.
Comentários