Após dois anos consecutivos a ser eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Barcelona está a uma vitória de carimbar a passagem para os oitavos de final da prova. A equipa comandada por Xavi pretende alcançar esse feito no jogo desta terça-feira frente ao Shakhtar Donetsk, em Hamburgo, na Alemanha, dada a impossibilidade da equipa ucraniana jogar no seu país devido à guerra com a Rússia.

O regresso de Pedri de lesão aliado ao bom momento que Ferran Torres atravessa após ter marcado em todos os jogos da primeira fase poderá ser a chave para a vitória dos catalães na Alemanha.

O Shakhtar encontra-se em terceiro lugar do Grupo H com apenas uma vitória, atrás do FC Porto com seis pontos e do Antuérpia que ainda não somou nenhum ponto. Desta forma, a equipa ucraniana vai à procura de uma vitória no encontro para ainda poder sonhar com a possibilidade de passar aos oitavos de final.

Também o Manchester City pode assegurar um lugar nos oitavos de final da competição milionária com uma vitória frente ao Young Boys, esta terça-feira, no Etihad.

Um dos grandes nomes da equipa inglesa é Erling Haaland, que esta época parece estar longe  dos números que ostentou no ano passado, tendo marcado apenas dois golos nos primeiros três jogos na Champions. O norueguês saiu ainda tocado do jogo frente ao Bournemouth no último fim de semana com uma "entorse no tornozelo" que acabou por ser confirmada por Pep Guardiola.

O treinador catalão do Manchester City encontrou em Jérémy Doku a sua nova arma para esta época. O jovem belga, que chegou esta temporada do Rennes, foi um dos grandes destaques na vitória da última jornada da Premier League frente ao Bournemouth por 6 -1, com um golo e quatro assistências.

O desempenho do avançado belga fez com que Jack Grealish, um dos destaques dos 'citizens' no ano passado, tenha deixado de ser titular absoluto. "Quero que (Grealish) fique chateado por estar no banco", declarou Guardiola, que, ao mesmo tempo não poupou Doku a elogios: "O que mais me surpreende é a inteligência dele na hora de tomar decisões. Tenho a sensação de que entende tudo e aplica imediatamente. É uma ameaça incrível".

Logo após o sorteio, o grupo F foi considerado o grupo da morte e os resultados confirmaram. O líder Paris Saint Germain segue com seis pontos e visita, esta terça-feira o AC Milan, que se encontra em último lugar do grupo com dois pontos. Contudo, se a equipa de Rafael Leão vencer os franceses, entra na luta pelas duas vagas de acesso aos oitavos, visto que, tanto o Dortmund como o Newcastle seguem com quatro pontos cada.

Após um início de temporada complicado, a equipa comandada por Luís Enrique parece ter acertado o ritmo ao chegar às cinco vitórias consecutivas, incluindo o 3-0 sobre o Milan na última jornada da Liga dos Campeões, no Parque dos Príncipes. Contudo, a derrota frente ao Newcastle por 4-1 serve de aviso à equipa francesa de que precisa de uma vitória se quiser passar à próxima fase da competição.

No grupo E, o líder é o Feyenoord com seis pontos, mas o Atlético de Madrid segue logo atrás com cinco. A equipa de Diego Simeone recebe o último do grupo, o Celtic, que tem apenas um ponto.

Embora não seja uma posição má para os espanhóis, uma escorregadela frente à equipa escocesa deixaria a equipa numa situação desconfortável, visto que, a Lazio segue em terceiro lugar com quatro pontos. O Atlético chega à Champions após uma derrota frente ao Las Palmas por 2-1, que terminou com a série de nove jogos sem perder dos colchoneros.