O Benfica encontra na quarta-feira o Olympiacos, em jogo da terceira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões em futebol, o adversário com que deverá discutir o apuramento para os oitavos de final.
Após a derrota por 3-0 no reduto do Paris Saint-Germain, o treinador das “águias” esclareceu qual a meta: «O nosso objetivo é ser apurado neste grupo, sabendo que temos de discutir o apuramento com o Olympiacos».
Os franceses lideram o grupo com seis pontos, seguidos dos gregos, com os mesmos três pontos do Benfica, mas com melhor diferença entre golos marcados e sofridos, enquanto os belgas do Anderlecht são últimos, sem pontos.
O jogo servirá, assim, para começar a definir a segunda vaga de apuramento, numa partida em que o guarda-redes espanhol Roberto e o argentino Saviola regressam ao Estádio da Luz.
Roberto passou pelo Benfica em 2010/11, sem deixar saudades – numa época difícil do clube -, enquanto Saviola esteve três épocas na Luz (2009/2012), conseguindo na sua estreia ser um dos jogadores chave no último título.
O Olympiacos, líder no campeonato grego e que vem de uma goleada fora ao Platanias (1-4), tem tido Roberto em grande na Liga dos Campeões, com o espanhol a defender duas grandes penalidades: uma apontada por Zlatan Ibrahimovic, na derrota com PSG (1-4), e outra, fundamental, no triunfo frente ao Anderlecht (3-0).
Na equipa treinada pelo espanhol Michel, o médio Paulo Machado e o defesa brasileiro Leandro Salino (ex-Sporting de Braga) fazem parte das escolhas, mas apenas o internacional português foi opção no primeiro jogo da “Champions”.
Na equipa helénica, a estrela tem sido o avançado grego Mitroglou, que marcou um “hat-trick” na vitória conseguida em Bruxelas e é um dos jogadores nucleares e decisivos da equipa, com Saviola a ter um papel mais intermitente.
Do lado do Benfica, a época tem sido tudo menos brilhante. A competitividade - e capacidade ofensiva - demonstrada nos últimos anos parece ter "fugido" da Luz, num arranque de época muito insuficiente na Liga e uma vitória (Anderlecht) e uma derrota (PSG) na “Champions”.
Pior do que os resultados tem sido a incapacidade da equipa orientada por Jorge Jesus em mostrar qualidade de jogo, mesmo com uma série de reforços e sem saídas importantes no início de época.
No jogo de quarta-feira, Jesus não deverá contar com Markovic, Sulejmani, André Gomes ou Rodrigo, lesionados, continuando Salvio a ser a grande baixa da equipa, com o argentino ausente dos relvados até janeiro.
Será o regresso da equipa principal à competição, depois da paragem para os jogos da seleção e da Taça de Portugal, na qual Jesus utilizou sábado grande núcleo dos "B", à exceção de Silvio, Ola John, Ruben Amorim e Djuricic, nem sempre primeiras escolhas.
No Grupo C, nesta terceira jornada, o Paris Saint-Germain deverá consolidar a liderança isolada na visita ao Anderlecht, ficando praticamente com a qualificação para os oitavos de final na “mão”.
Nos jogos de quarta-feira, destaque para a receção do Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe, à Juventus, em jogo do Grupo B, que opõe os dois grandes candidatos a seguirem em frente.
No grupo D, o campeão europeu Bayern Munique deverá ter tarefa fácil na visita aos checos do Plzen, enquanto, no Grupo A, destaque para o Manchester United, que prossegue a fraca campanha interna – no primeiro ano sem Alex Ferguson –, mas, na Liga dos Campeões, lidera a par do Shakhtar Donetsk.
Os ingleses recebem a Real Sociedade, enquanto os ucranianos viajam até ao terreno do Bayer Leverkusen.
Comentários