O Benfica chega aos oitavos de final da Liga dos Campeões sem saber bem qual o adversário que terá pela frente. Passamos a explicar: todos sabemos que é o Borussia Dortmund que se apresentará na Luz, esta terça-feira, às 19h45. Resta saber que Borussia Dortmund.
Isto porque a formação de Thomas Tuchel, campeã europeia em 1996/1997 e ‘vice’ há quatro anos, com Jurgen Klopp ao leme, é uma das mais inconsistentes que podemos encontrar, neste momento, no futebol europeu. Se pensarmos na equipa goleadora que assumiu a liderança do Grupo F, frente ao vencedor do ano passado Real Madrid, com um impressionante registo de 21 golos apontados, quatro vitórias e dois empates, e com a sua maior estrela Pierre Aubameyang inspirada (apontou quatro golos em cinco partidas da fase de grupos), há todos os motivos e mais alguns para Rui Vitória ficar preocupado. E convém não esquecer, também, os triunfos em casa e fora de portas sobre o Sporting. Contudo, não parece ser esse o caso.
A atual temporada no campeonato alemão não está a correr de feição ao Dortmund, exemplo disso a recente derrota no terreno do ‘lanterna vermelha’ Darmstadt (2-1), que até então só havia somado dois triunfos na competição. O ‘desaire’ de sábado só acabou por não ter contornos mais trágicos porque o Hertha de Berlim e o Hoffenheim saíram derrotados das respetivas partidas, o que permitiu ao conjunto do Vale do Ruhr manter a quarta posição na Bundesliga, com 34 pontos. Arredado da corrida ao título – o líder Bayern leva 14 pontos de avanço – resta aos comandados de Thomas Tuchel lutarem pelo apuramento para as competições europeias.
De resto, nas últimas nove jornadas da Liga alemã, o Borussia Dortmund venceu apenas três encontros, perdendo dois e empatando quatro. Será, assim, com o orgulho ferido que a formação germânica chegará ao Estádio da Luz, o que poderá ser, de certa forma, vantajoso para os ‘encarnados’, que vão procurar beneficiar ao máximo do fator casa para fazer um bom resultado nesta primeira etapa. Certo é que as jornadas europeias nem sempre espelham as exibições registadas nas provas nacionais. E é precisamente por isso que será difícil perceber que Borussia Dortmund defrontará as ‘águias’ na terça-feira.
A juntar-se a esta conjuntura de altos e baixos está a especulação que coloca o treinador da equipa, Thomas Tuchel, como sucessor de Arsène Wenger no Arsenal. De tal forma que o presidente executivo do clube alemão, Hans-Joachim Watzke, veio a público esclarecer que as tais rumores não passavam de "matéria puramente ficcional.
"É um facto que não fomos contactados por quem quer que seja do Arsenal. Estamos a tratar aqui de matéria puramente ficcional (...) Algures em maio vamos ter uma reunião para fazer a avaliação ao desempenho da equipa nesta temporada. O treinador tem contrato com o nosso clube por mais um ano, é por isso que não entendo esta especulação toda”, explicou Watzke.
A partida no Estádio da Luz, referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, está marcada para as 19h45. A ausência de Mario Gotze e os regressos de Schmelzer e Piszczek são as notas de destaque da lista de convocados de Thomas Tuchel. De referir que o internacional português Raphael Guerreiro é um dos 21 jogadores que viajaram para Lisboa.
Comentários