O duelo com o Shakthar é de pressão extra, mas nada de novo para uma equipa como o FC Porto, começou por lembrar Sérgio Conceição na antevisão da partida da 6.ª jornada da Liga dos Campeões.

"Acho que é uma final. E nós lidamos bem com finais. É uma final nesta competição. Segunda-feira temos uma final para o campeonato [Sporting] e assim sucessivamente. Vivemos destas finais neste clube (...) Se formos competentes, tenho a convicção de que as coisas vão correr bem."

Para o jogo decisivo desta quarta-feira, que pode dar o apuramento a qualquer equipa, Sérgio Conceição destacou também as dificuldades que espera encontrar, sobretudo pelo contexto em que tem jogado a equipa ucraniana.

"Representam um país que atravessa um momento muito difícil, todos somos sensíveis a isso, mas isto é um jogo de futebol. Li um artigo no 'Financial Times' que destaca a importância deste jogo para o Shakthar e para o país. Isto para dizer que, além da qualidade da equipa, pela envolvência e o contexto, não vai ser fácil em todos os sentidos".

O técnico portista observa melhorias no adversário desde o último encontro, logo na jornada inaugural, quando os dragões venceram por 1-3.

"Depois do nosso jogo perderam em Barcelona (1-2), mas com uma prestação muito positiva desta equipa. Ganhou em Antuérpia, ganhou também em casa, só perdeu contra nós e no outro jogo com o Barcelona. Com este novo treinador adquiriu alguma consistência e alguma solidez como equipa".

Apesar das dificuldades, Conceição esperava vencer e defende que a passagem aos 'oitavos' seria uma recompensa justa pelo percurso do FC Porto na prova.

"Que ganhe o melhor e o melhor quero obviamente que sejamos nós, pela nossa competência, por aquilo que foi o nosso trajeto nesta prova, penso que é de todo merecido. Temos de o fazer amanhã por merecer estar nos oitavos da Liga dos Campeões, não só por este trajeto pela fase de grupos, mas também pela história, pelo peso, pela importância de estar nos oitavos da Liga dos Campeões para um país que não é dos mais fortes a nível financeiro".

Apesar do empate ser suficiente para seguir na prova, Sérgio Conceição garante que a equipa entrará no jogo para o vencer. E deixa em aberto a utilização de João Mário e Wendell, a recuperarem de lesão.