O Sporting deu ´guia de marcha` ao Olympiacos e atirou os gregos para fora das provas da UEFA. Em jogo da 5.ª ronda do grupo D da Champions, realizado em Alvalade, a formação leonina bateu o campeão grego por 3-1 e mantém o sonho de se apurar para os oitavos-de-final da liga milionária. Para tal precisa de vencer em Camp Nou o Barcelona na derradeira jornada e esperar que a Juventus não ganhe ao Olympiacos na Grécia. Os golos foram marcados por Bruno César e BasDost, que bisou. Ofoe fez o tento dos gregos.
O Olympiacos, ao contrário do que Jesus esperava, não mostrou os tais ´jokers` que podiam baralhar os objetivos dos ´leões`. Cedo ficou patente quem era o mais forte em campo, apesar da facilidade com os campeões gregos sondavam a área de Patrício.
A jogar para dois objetivos - garantir logo a Liga Europa em caso de empate ou continuar a sonhar com o apuramento para os oitavos-de-final, caso de vitória -, Jesus apresentou uma equipa diferente da que jogou para a Taça frente ao Famalicão na passada quinta-feira. Piccini, Mathieu, e William Carvalho voltaram ao onze, numa equipa que atuava em 4-3-3, com Bas Dost na frente, ´alimentado` por Gelson Martins e Bruno César nas alas.
Depois da vitória por 3-2 na primeira volta na Grécia, o Sporting sabia que tinha de uma entrada forte e um golo cedo iriam abalar as aspirações gregas. A entrada foi de ´leão`, pujante, veloz. Logo aos três minutos, Protto defendeu para o poste um remate de Battaglia e, na recarga, Bas Dost atirou por cima. Aos 13 o golo ´caiu` nos pés de Bruno Fernandes, mas, assistido por Bas Dost, o médio luso rematou contra as pernas de um contrário quando Alvalade já se preparava par gritar golo.
A partir daí os gregos cresceram no jogo, criando problemas ao Sporting, principalmente nas alas. O colombiano Felipe Pardo, ex-SC Braga e o marroquino Mehdi Carcela, ex-Benfica, iam dando trabalho a Coentrão e Piccini. Patrício não era chamado a trabalhos forçados, mas era preciso estar atento.
O ´leão` haveria de acelerar para a vitória na parte final do primeiro tempo. Primeiro foi Bas Dost a fazer um 1-0 a passe de Gelson Martins, depois de jogada na direita iniciada por Piccini. O grito de golo, preso nas gargantas dos 42 528 espetadores presentes em Alvalade, conhecia assim a liberdade aos 40 minutos. E aos 43 foi Bruno César levar o estádio a loucura com o 2-0, numa jogada de insistência: o brasileiro rematou fora da área, a bola ficou presa nas pernas de Kourtis que a perdeu para Bruno César. O extremo rematou para o fundo das redes de Proto, que nada podia fazer.
Takis Lemonis começa a ver a sua vida a ´andar para trás`. O técnico do Olympiacos retirou Carcela do jogo, lançou o ex-Estoril e FC Porto Sebá, na tentativa de agitar um pouco o jogo para a sua equipa. Aos 65 já tinha esgotado as substituições, com as entradas de Uros Djurdjevic para o lugar do avançado Konstantinos Fortounis e Vadis Odjidja-Ofoe para o posto do médio Panagiotis Tachtsidis.
Mas a noite era do ´leão`, autoritário e soberano, a mandar no seu terreno. A subida de produção do Sporting ia retirando esperanças à formação grega de chegar ao triunfo. Os lances de perigo acumulavam-se na baliza de Proto. André Pinto e Bruno Fernandes estiveram perto de marcar, mas viria a ser o homem-golo do Sporting a faturar mais uma vez. Aos 66 minutos, um canto de Bruno Fernandes encontrou a cabeça do holandês na área. Bas Dost subiu e cabeceou forte, com Proto ainda a desviar a bola, mas insuficiente para retira-la do caminho do golo.
Sempre melhores no encontro, os ´leões` poderiam ter feito o 4-0 num livre de Mathieu que passou ligeiramente por cima. Jesus sentiu que o jogo estava dominado e aproveitou para fazer descansar Piccini e Mathieu, fazendo entrar Ristovski e Tobias Figueiredo. E foi já em ´modo descompressão` leonina que o Oympiacos reduziu aos 86 minutos por Odjidja-Ofoe, num remate rasteiro à entrada da área. Patrício pediu fora-de-jogo já que havia um jogador grego à sua frente, mas o árbitro alemão Felix Zwayer, após consultar um dos seus auxiliares, deu mesmo golo aos gregos.
A vitória deixa o Sporting com sete pontos, menos um que a Juventus que empatou em casa com o já apurado Barcelona. Na derradeira ronda os ´leões` têm de vencer em Camp Nou a formação catalã e esperar que a Juventus não ganhe ao Olympiacos na Grécia.
Comentários