Com dois títulos europeus conquistados (Taça dos Campeões em 1960/61 e 61/62), a equipa da Luz tem pela frente um gigante inglês, que já levantou a mesma Taça em cinco ocasiões, a última em 2004/2005.

Depois de afastar o Marselha nos "oitavos" - o Liverpool "despachou" o Lille -, o Benfica apresenta-se como um dos grandes candidatos à final de Hamburgo, embora as vicissitudes do sorteio até tenha ditado um confronto difícil, mas para ambas as equipas.

A formação liderada por Jorge Jesus, líder incontestado do campeonato português com seis pontos de vantagem para o Sporting de Braga, guarda excelentes recordações do último confronto com o actual quinto classificado da Liga inglesa: em 2005/06, com duas vitórias (1-0 na Luz e 2-0 em Anfield Road), a equipa “encarnada” conseguiu o acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões.

Dessa equipa, então orientada pelo holandês Ronald Koeman, "resta" Luisão (autor do golo caseiro) como titular, já que Simão ou o italiano Miccoli, preponderantes nessa eliminatória (marcaram em Inglaterra), já rumaram a outras paragens.

O sorteio ditou curiosamente a possibilidade de o Benfica, caso supere a formação inglesa - e o Atlético de Madrid faça o mesmo com o Valência -, reencontrar Simão e ainda o treinador Quique Flores, que na temporada passada orientou a formação da Luz.

Caso o Benfica passe e o Atlético Madrid - "carrasco" do Sporting nos "oitavos" - seja afastado, a equipa agora orientada por Jorge Jesus terá pela frente o Valência, em cuja equipa alinham os portugueses Miguel e Manuel Fernandes, que também já passaram pelo emblema "encarnado".

Da Bélgica, e com a orientação técnica do romeno Laszlo Boloni, campeão pelo Sporting, surge o Standard Liège, que joga com o Hamburgo, o outro ex-campeão europeu (1983) presente nos "quartos" e que será "anfitrião" da final.

Por fim, o Fulham, que derrotou categoricamente a Juventus (4-1 em Inglaterra, depois de ter perdido 3-1 em Itália), defronta o Wolfsburgo, da Alemanha.

A equipa germânica superou o Rubin Kazan, da Rússia, equipa que tinha vindo da Liga dos Campeões.

- Programa dos quartos de final da Liga Europa (1.ª mão a 1 Abril, 2.ª mão a 8 Abril):

Fulham, Ing - Wolfsburgo, Ale.

Hamburgo, Ale - Standard Liège, Bel

Valência, Esp - Atlético Madrid, Esp.

Benfica, Por - Liverpool, Ing.