53 contra 47 ao nível da percentagem de posse de bola. Cinco remates enquadrados para cada uma das equipas. Alguns dados estatísticos que ajudam a explicar o resultado e a divisão de pontos entre duas equipas que atravessavam momentos diferentes. Por um lado um Anderlecht motivado pela campanha europeia, e um FC Porto à procura de se encontrar com o caminho dos bons resultados. Porém, as exibições continuam nebulosas. Os jogadores continuam a revelar pouca identidade, e a gerir mal os diferentes momentos do jogo.

O FC Porto, é certo, quebrou o ciclo de derrotas - já vinha em três consecutivas - mas ficou o sabor amargo, depois de ter estado por duas vezes em vantagem na noite de Bruxelas.

VEJA AQUI A CRÓNICA E OS GOLOS DA PARTIDA

Os azuis e brancos até começaram o encontro da melhor forma, mas o golo de Galeno, ao minuto 22, não serviu para estabilizar a equipa. Os belgas culminaram o excelente arranque de segunda parte, com Tristan De Greef, a redimir-se do penalti cometido e a empatar o encontro. Antes, logo no recomeço, Rits já tinha cabeceado ao poste esquerdo.

O golo surge numa perda de bola de Pepê. O brasileiro tentou limpar uma jogada, mas acabou por comprometer.

O Anderlecht foi à procura de dar a volta ao texto, motivado pelo golo. Fábio Vieira entrou e foi feliz colocando novamente os portistas em vantagem ao minuto 83.

Veja a galeria de fotos

Parecia que os azuis e brancos iam embolsar os três pontos, mas o Anderlecht a marcar, três minutos volvidos, num resultado que certamente deverá merecer reflexão, num tento de Amuzu. Mais uma vez faltou controlo emocional à equipa de Vítor Bruno nos minutos finais. Já tinha acontecido no empate sofrido frente ao United e na derrota, em cima dos descontos, frente à Lázio. O FC Porto é 23.º da fase de Liga, com cinco pontos em cinco jogos, para já em lugar do playoff, para apenas duas posições da eliminação.

No próximo compromisso europeu, o FC Porto irá defrontar o Midtjylland (14.º), no dia 12 de dezembro. Já na próxima jornada, os azuis e brancos medem forças com o Casa Pia.

Momento do jogo

O golo de Fábio Vieira. Tinha tudo para ser um momento decisivo que pudesse injetar um fluxo de confiança nos portistas e garantir os três pontos. Contudo, três minutos depois, os dragões acabaram por sofrer o golo do empate, o que impediu assim os azuis e brancos de quebrarem o ciclo negativo de resultados.

Melhores

Nico González

Tem sido um dos poucos jogadores no FC Porto que tem apresentado esta época um rendimento constante nesta equipa de Vítor Bruno. Forte na recuperação de bola, incansável na posição, fez ainda a assistência para Fábio Vieira.

Galeno

Marcou de grande penalidade, e espalhou magia, mesmo que a espaços. É um jogador que arrisca, que falha muitos passes, mas é ao mesmo tempo um dos que tenta fazer a diferença.

Piores

Pepê

Noite certamente que o jogador brasileiro não quererá recordar. Acumulou perdas de bolas, cinco no total, e uma delas acabou por resultar no golo do Anderlecht. Foi ainda desarmado cinco vezes, de acordo com dados do Goal Point.

Reações

Vítor Bruno: "Fim do ciclo de derrotas? Só se pode pensar em ganhar"

O que disseram os jogadores do FC Porto sobre o empate em Bruxelas