65% contra 35%. Nem sempre o domínio territorial, e são vários os exemplos no futebol, se traduz em superioridade no resultado. Que o diga o Sporting no embate frente ao Midtjylland, uma equipa que há muitas semanas não sabia o que era competir 'à séria' devido à paragem competitiva na Dinamarca.

Apesar de ter mais a bola, a circulação leonina foi quase sempre inconsequente. Depois de chegarem ao último terço os homens de Amorim foram quase sempre incapazes de definir bem. O Sporting fez o primeiro remate enquadrado com a baliza apenas ao minuto 94´, no lance que resultou no golo do empate da autoria de Sebastián Coates. A equipa respira tudo menos confiança, vive um momento de instabilidade, de incerteza e de indefinição. O Sporting cria, chega à frente, mas não acerta com a baliza adversária.

Rúben Amorim voltou a mexer no onze, depois do desaire frente ao FC Porto. Fez regressar Paulinho, Arthur Gomes, Nuno Santos St. Juste e Esgaio. Chermiti, que tinha feito o gosto ao pé nos últimos dois jogos, foi relegado para o banco, assim como Bellerín, Fatawu e Trincão.

Os verdes e brancos conseguiram explanar o seu domínio em campo desde os primeiros minutos, mas só a meio do primeiro tempo criaram o primeiro lance de 'frisson', com Arthur Gomes a não conseguiu emendar para a baliza. O Sporting dispôs de mais dois lances de perigo até ao final da primeira parte, ambos da autoria de Pedro Gonçalves. Contudo, o jogador dos leões não teve a melhor pontaria. O Midtjylland esteve relativamente discreto no primeiro tempo e logo a abrir a segunda parte, Paulinho esteve perto de ser feliz, mas falhou a emenda.

A bola chegou mesmo a entrar na baliza ao minuto 56´, por intermédio de Arthur, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Sem paciência, o público de Alvalade fazia sentir o seu descontentamento, porque a equipa voltava a ser ineficaz. E quem marcou acabaram por ser os dinamarqueses. Fífia de Adán a comprometer, numa reposição, e Ashour não hesitou e rematou para o fundo da baliza.

Temeu-se o pior em Alvalade, o Midtjylland estava melhor arrumado taticamente e já não concedia tantos espaços aos leões. Com Chermiti e Paulinho em campo, acabou por ser Coates, o avançado tantas vezes improvisado a fazer o golo, num lance de insistência que contou também com a ação de Gonçalo Inácio.

Momento do jogo

Ao minuto 90+5, Sebastián Coates evitou aquilo que parecia certo. Uma derrota que certamente adensaria ainda mais a crise de confiança do Sporting. Mantém-se assim em aberto a eliminatória para o encontro da segunda mão na Dinamarca.

Melhores

Coates

Importantíssimo num corte no primeiro tempo, impedindo o remate de um jogador dinamarquês, no último lance do jogo foi para a frente e fez o golo do empate para o Sporting.

Ashour

O jogador egípcio esteve nos lances mais perigosos do Midtjyland. No primeiro proporcionou uma bela defesa a Adán, no segundo marcou mesmo com um grande pontapé.

Isaksen

Muito forte tecnicamente com a bola controlada, o jogador dos dinamarqueses causou vários problemas à defensiva leonina. No segundo tempo perdeu gás.

Marcus Edwards

Tentou, como pôde, fazer a diferença e quebrar linhas face ao desacerto coletivo. Falta-lhe por vezes mais objetividade no processo, mas não se pode dizer que não tentou criar desequilíbrios, o que é aliás a sua especialidade.

Reações

Rúben Amorim: "Não deram mais porque não conseguiram, as pernas pesaram 200 quilos"

A reação dos jogadores do Sporting ao empate com o Mitjylland