O Estoril-Praia venceu esta quinta-feira os austríacos do FC Pasching por 2-0 em jogo da primeira mão do play-off de acesso à Liga Europa, dando um passo de ‘gigante’ rumo à fase de grupos.
Tal como Marco Silva alertou na conferência de antevisão ao jogo, a equipa visitante chegou à Amoreira com o bloco baixo e à espera do erro do adversário. A pressionar em cima, já que pouco tinham a perde, o FC Pasching criou dificuldades aos canarinhos para construir jogadas com ‘principio, meio e fim’. Mas quando os pupilos de Marco Silva conseguiam desembaraçar-se da teia, chegavam com perigo à baliza de Berger, guarda-redes que atuou no Leixões por duas épocas.
E foi assim aos 10 minutos. Carlitos falhou um primeiro remate, mas Evandro, servido por Mano, não perdoou e fez o primeiro golo em casa do Estoril em provas europeias.
Com o controlo do jogo, o Estoril acabou, em algumas ocasiões, por ser perdulário. Carlitos, aos 19’, fez a bola rasar o poste da baliza austríaca, dando o aviso de que estava com fome de marcar, mas ainda demorou até o cabo-verdiano fazer levantar as bancadas do António Coimbra da Mota. Até lá, o jogo continuou disputado a meio campo, sem ocasiões de golo.
O segundo golo dos canarinhos foi grande. Alguma confusão na grande área do FC Pasching, com a bola a sobrar para Carlitos, que num remate colocado, levou a bola ‘à gaveta’.
Com um resultado confortável, o Estoril podia ter dilatado a vantagem na segunda parte e até ter goleado, tantas foram as ocasiões perdidas. As mais flagrantes saíram dos pés de João Pedro Galvão (55’), para as mãos de Berger, de Luís Leal ao lado e de Sebá, que ainda fez gritar golo, já que a bola embateu na malha lateral, dando a sensação de golo.
Já perto do final, quando a equipa austríaca até conseguiu sair para alguns contra-ataques, num lance entre o guarda-redes Wagner e um austríaco, o árbitro apitou para grande penalidade mas depois recebeu instruções do seu assistente de que teria sido canto. Um lance difícil de ajuizar.
O Estoril parte com um resultado confortável, que poderia ser bem mais diltado, para a segunda mão e pelo que hoje se viu, o FC Pasching dificilmente irá surpreender a equipa lusa no jogo da segunda mão do play-off.
Comentários