![Fenerbahçe, de Mourinho, vence Anderlecht e coloca-se próximo dos ‘oitavos’](/assets/img/blank.png)
Os turcos do Fenerbahçe, treinados pelo português José Mourinho, encaminharam hoje o acesso aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, após vencerem na receção aos belgas do Anderlecht (3-0), da primeira mão do play-off.
Em Istambul, o sérvio Dusan Tadić (11 minutos), o bósnio Edin Dzeko (42) e o marroquino Youssef En-Nesyri (57) construíram o triunfo dos anfitriões, que tinham terminado a fase de liga na 24.ª posição, última de acesso ao play-off, e levam uma vantagem folgada de três golos para o duelo da segunda mão, em 20 de fevereiro, nos arredores de Bruxelas.
José Mourinho, de 62 anos, procura o terceiro êxito na segunda competição europeia de clubes, que já conquistou com o FC Porto, em 2002/03, então no formato de Taça UEFA, e pelos ingleses do Manchester United, em 2016/17, sob a denominação de Liga Europa.
Nos outros embates do play-off iniciados às 17:45 (hora de Lisboa), os neerlandeses do Ajax triunfaram na Bélgica face ao Union Saint-Gilloise (2-0), com golos do dinamarquês Christian Rasmussen (59 minutos) e do jovem belga Jorthy Mokio (71), que tem 16 anos.
Mercê dos tentos de Brais Méndez (11 minutos), de penálti, e do japonês Takefusa Kubo (31), os espanhóis da Real Sociedad bateram fora o campeão dinamarquês Midtjylland (2-1), que colocou o estreante Dani Silva no ‘onze’ e reduziu pelo polaco Adam Buksa (38).
Em Budapeste, um remate certeiro do israelita Mohammad Abu Fani (23 minutos) deu a vitória ao campeão húngaro Ferencváros na receção aos checos do Viktoria Plzen (1-0).
A primeira mão do play-off da Liga Europa prossegue a partir das 20:00 (hora de Lisboa) com mais quatro partidas, entre as quais o embate caseiro do FC Porto, único representante português em competição e vencedor em 2002/03 e 2010/11, ante os italianos da Roma.
Qualificados de forma direta para os ‘oitavos’, após terem fechado a reformulada fase de liga nas oito primeiras posições, Lazio, Athletic Bilbau, Manchester United, orientado por Ruben Amorim, Tottenham, Eintracht Frankfurt, Lyon, de Paulo Fonseca, Olympiacos e Rangers voltam à ação apenas em março para defrontarem a duas mãos os vencedores do play-off.
Comentários