Fiorentina goleou, esta quinta-feira, o Belenenses por 4-0. Os tentos da equipa “viola” foram apontados por Bernardeschi, Babakar, Tonel (num auto-golo) e Rossi. Com este desaire, os azuis do Restelo estão no último lugar do grupo I.
Depois de um empate na primeira jornada frente ao Lech Poznan, a equipa do Belenenses procurava manter a invencibilidade, depois de cinco jogos em que só tinha sofrido um golo. A equipa “Firenze” que na temporada passada foi às meias-finais da Liga Europa, procurava obter a primeira vitória na competição depois do desaire na ronda inicial frente ao Basileia.
Miguel Rosa foi a grande baixa na equipa do Belenenses, com Ricardo Sá Pinto a lançar Sturgeon para o seu lugar. Já Paulo Sousa apostou num onze com Matias Fernández no miolo, deixando Giuseppe Rossi e Babakar, com as despesas do ataque.
Num estádio do Restelo, com a melhor casa da época, 6686 espetadores, os italianos iniciaram a partida com mais posse de bola, mas sem grande efetividade. Aos poucos a equipa da casa foi-se soltando, e à passagem dos 16 minutos, podia ter chegado ao golo. Livre de Carlos Martins batido tenso para a área, mas Luís Leal falhou a emenda vitoriosa para o fundo da baliza de Sepe.
E como normalmente quem não marca…dois minutos depois o calculismo italiano fez mossa. Vecino rematou forte à entrada da área, e na emenda Bernardeschi fez o primeiro da partida.
O “Belém” sentiu claramente o golo, e a Fiorentina depois de chegar à vantagem, chamou para si o controlo da partida.
Aos 37 minutos, depois de uma bola colocada em jeito pelo ex-leão Matias Fernández, Gonçalo Brandão desviou a bola e esta foi à barra da baliza de Ventura.
A cinco minutos do intervalo, contrariedade para a equipa de Sá Pinto, com a lesão de Fábio Sturgeon. Entrou para o seu lugar Dalcio Gomes.
Em cima do intervalo, a Fiorentina fez o dois a zero. Remate de Babakar, a bola sofre um dia e trai Ventura. O Belém foi incapaz de rematar uma vez à baliza do líder da série A.
No segundo tempo, a equipa “azul” entrou mais afoita e com vontade de mostrar ao forasteiro a razão porque em cinco jogos ainda não tinha perdido na Liga Europa.
Depois de um primeiro tempo em que não ameaçou a baliza da equipa de Florença, logo a abrir Kuca quase fez o golo. Grande lance do ala, que passou por dois adversários e rematou para grande defesa de Sepe, que no primeiro tempo foi quase um espectador. Pouco depois valeu Ventura a evitar o terceiro do líder da Série A a remate de Rebic.
Ricardo Sá Pinto tentou refrescar a equipa lançando Tiago Caeiro e Fábio Nunes para os lugares de Kuca e Carlos Martins, no entanto, o conjunto da região da Toscânia manteve o controlo das operações.
Ainda antes do final do encontro, desfecho tremendamente ingrato para o Belenenses. Depois de um cruzamento de Blaszczykowski, Tonel desviou para a própria baliza. Uma vez mais Hugo Ventura foi traído por um desvio. Ao cair do pano, Giuseppe Rossi apareceu na cara do guardião português não dando hipóteses ao número 1 português. Ricardo Sá Pinto voltou a ser infeliz frente a Paulo Sousa. Resultado muito penalizador para a equipa portuguesa, que não merecia tão grande castigo. Nota para eficácia viola.
A Fiorentina confirmou os seus créditos de líder da Série A, depois de no fim-de-semana ter humilhado o Inter vencendo por 4-1. A equipa da casa, muito mais inexperiente em termos europeus pode retirar deste jogo ensinamentos importantes para os próximos confrontos internacionais.
Nota para os adeptos do Belém, que apesar do controlo de jogo da Fiorentina durante quase todo o jogo nunca deixaram de apoiar a sua equipa. A vista sublime do Restelo em início de noite e o querer dos jogadores azuis pagou sem dúvida o preço do bilhete.
Ao cabo de dois jogos na Liga Europa, o Basileia é líder do Grupo I com seis pontos (depois do triunfo frente ao Lech Poznan 2-0), segue-se a Fiorentina com três pontos e o Belenenses e o Lech Poznan com um ponto cada. Os italianos somaram os primeiros três pontos na fase de grupos da Liga Europa.
Onze do BELENENSES: Ventura; Geraldes, Tonel, Brandão, Filipe Ferreira; Rúben Pinto e André Sousa; Sturgeon, Carlos Martins, Kuca; Luís Leal.
Suplentes do Belenenses: Ricardo Ribeiro, João Amorim, Gonçalo Silva, Ricardo Dias, Tiago Caeiro, Dálcio e Fábio Nunes.
Onze da FIORENTINA: Sepe; Tomovic, Astori, Alonso; Bernardeschi, Vecino, Mario Suárez, Matías Fernández, Rebic; Babacar e Rossi.
Suplentes da Fiorentina: Tatarusanu, Badelj, Blaszczykowski, Borja Valero, Verdú, Kalinic e Ilicic.
Comentários