O FC Porto assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo L, enquanto o Liverpool, de Raul Meireles, e o Besiktas, de Ricardo Quaresma, garantiram a passagem aos 16 avos de final, na quinta jornada da Liga Europa de futebol.

Na neve de Viena, Falcao assinou um “hat-trick” e foi a grande figura dos “dragões” no triunfo por 3-1 sobre o Rapid, que confirmou o domínio da equipa portuguesa no Grupo L.

O Besiktas, que ainda disputava com o FC Porto a liderança no grupo, foi à Bulgária vencer o CSKA Sofia, por 2-1, e também segue para a próxima.

Sem Quaresma, lesionado, Zapotocny e Holosko marcaram os golos dos turcos, enquanto Sheridan ainda reduziu para os búlgaros, que na próxima ronda despedem-se da Liga Europa no Estádio do Dragão.

O Liverpool, que poupou o médio Raul Meireles, necessitou apenas um empate (1-1) no terreno do Steaua Bucareste, que apresentou Geraldo no “onze”, para carimbar o passaporte no Grupo K.

O sérvio Jovanovic fez o golo dos “reds”, ainda na primeira parte, mas um frango do guarda-redes Reina refez a igualdade, num golo atribuído a Bonfim.

Na capital francesa, o Paris Saint-Germain, com destaque para um “bis” de Hoarau, reservou um lugar nos 16 avos de final com uma goleada por 4-2 sobre o Sevilha, que agora parte para a última jornada com apenas um ponto de vantagem sobre o Borussia Dortmund, que bateu o Karpaty, por 3-0, no Grupo J.

As duas equipas defrontam-se na próxima jornada em Sevilha.

No Grupo F, o Sparta Praga foi a Itália empatar a duas bolas com o Palermo e assegurou o segundo lugar, juntando-se ao CSKA Moscovo na próxima ronda, equipa que, apesar de à partida já ter a qualificação garantida, “esmagou” o Lausanne por 5-1.

Em Salonica, o português Vieirinha marcou o golo dos gregos do PAOK, na igualdade (1-1) frente ao Club Brugge, enquanto o Villarreal bateu sem grande dificuldade o Dínamo Zagreb, com Tonel em campo, por 3-0.

Os espanhóis lideram o Grupo D com nove pontos, mais um do que o PAOK e mais dois do que o Dínamo Zagreb, com as três equipas decidir que segue em prova na última ronda.

O Dínamo Kiev foi a Borisov golear o BATE, por 4-1, e juntou-se à equipa bielorrussa nos 16 avos de final, no Grupo E.

Na quarta-feira, o Sporting já tinha garantido a continuidade na prova e o primeiro lugar do Grupo C, ao bater o Lille, por 1-0, no Estádio de Alvalade.

Grupo A:

Manchester City, Ing – Salzburgo, Aut, 3-0

Lech, Pol – Juventus, Ita, 1-1

Grupo B:

Atlético Madrid, Esp – Aris Salónica, Gre, 2-3

Rosenborg, Nor – Bayer Leverkusen, Ale, 0-1

Grupo C:

Sporting, Por – Lille, Fra, 1-0

Gent, Bel – Levski Sofia, Bul, 1-0

Grupo D:

Villarreal, Esp – Dínamo Zagreb, Cro, 3-0

PAOK, Gre – Brugge, Bel, 1-1

Grupo E:

Sheriff, Mac – AZ Alkmaar, Hol, 1-1

BATE Borisov, Bie – Dínamo Kiev, Ucr, 1-4

Grupo F:

CSKA Moscovo, Rus – Lausana, Sui, 5-1

Palermo, Ita – Sparta Praga, Che, 2-2

Grupo G:

Zenit, Rus – Anderlecht, Bel, 3-1

Hajduk Split, Cro – AEK Atenas, Gre, 1-3

Grupo H:

Young Boys, Sui – Estugarda, Ale, 4-2

OB Odense, Din – Getafe, Esp, 1-1

Grupo I:

Metalist, Ucr – Debrecen, Hun, 2-1

Sampdória, Ita – PSV Eindhoven, Hol, 1-2

Grupo J:

Borussia Dortmund, Ale – Karpaty, Ucr, 3-0

PSG, Fra – Sevilha, Esp, 4-2

Grupo K:

Utrecht, Hol – Nápoles, Ita, 3-3

Steaua, Rom – Liverpool, Ing, 1-1

Grupo L:

CSKA Sófia, Bul – Besiktas, Tur, 1-2

Rapid Viena, Aut – FC Porto, Por, 1-3