A Roma sofreu, mas garantiu a passagem às meias-finais da Liga Europa depois de uma partida na capital italiana em que o Ajax dominou, mas não concretizou.
Os italianos inauguraram o marcador aos nove minutos de jogo, por Jordan Veretout, mas o golo foi invalidado por posição irregular.
O Ajax, em desvantagem na eliminatória, tentava chegar ao golo que relançasse a eliminatória, mas sem sucesso e sofreu o primeiro revés aos 22 minutos, quando Klaiber teve de ser rendido por Schuurs, devido a lesão.
Os holandeses dominavam na posse de bola, mas não conseguiam criar perigo à baliza defendida por Pau López. Em vantagem na eliminatória, a equipa de Paulo Fonseca não se importava muito em dar a iniciativa de jogo ao Ajax.
O nulo no marcador manteve-se até ao intervalo e com a sua equipa a precisar de chegar rapidamente ao golo, Erik tem Hag lançou Brobbey para o lugar de Antony no começo do segundo tempo.
Foi dos pés do jovem do holandês que surgiu o primeiro golo da partida, aos 48 minutos quando, após um grande passe de Schuurs, picou a bola por cima de Pau Lopéz e encaminhou-a para o fundo da baliza, deixando o Ajax com uma justa vantagem no jogo, mas ainda em desvantagem na eliminatória.
Aos 56 minutos, o Ajax poderia ter-se colocado na frente da eliminatória, quando Tadic atirou para o fundo da baliza romana. O golo subiu ao marcador, mas após análise do VAR e do árbitro da partida, o tento foi invalidado por falta de Álvarez sobre Mkhitaryan no início do lance.
A equipa de Paulo Fonseca estava intranquila na partida, mantendo-se em vantagem na eliminatória apenas graças à regra dos golos fora. Os holandeses dominavam e já justificavam uma vantagem maior, quando a Roma impôs um duro golpe na equipa de Amesterdão.
Jogada de contra-ataque dos romanos, com o esférico a terminar nos pés do Dzeko que, já no interior da grande área, rematou para o 1-1, deixando a Roma mais na frente da eliminatória.
Paulo Fonseca foi obrigado a mexer na equipa aos 81 minutos, após lesão de Calafiori, aproveitando para tirar também Dzeko e lançar Vullas e Mayoral para os últimos minutos da partida.
A um golo de levar a eliminatória a prolongamento, o Ajax colocou 'a carne toda no assador', mas não conseguiu chegar ao tão ansiado tento e a Roma confirmou o seu encontro com o Manchester United, de Bruno Fernandes, nas meias-finais.
Comentários