
O SC Braga impôs em Glasgow a primeira derrota da época ao Celtic, com um triunfo por 2-0 em partida a contar para a 2.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. Primeiro triunfo dos bracarenses em solo escocês.
FOTOS: O Celtic vs SC Braga EM IMAGENS
Pressionado pelos resultados internos - cinco jogos sem vencer na I Liga e apenas o 7.º posto em sete jogos - o técnico Carlos Vicens tem encontrado na Liga Europa o seu porto seguro. Depois de iniciar a prova em casa com o 1-0 diante do poderoso Feyenoord, vencer em o Celtic em Glasgow poderia afastar o fantasma do despedimento, após a derrota caseira contra o Nacional no último fim de semana.
Com a cabeça na I Liga mas também na Europa, o treinador espanhol dos minhotos optou por fazer um revolução onze (seis mexidas), em sinal também o seu descontentamento em relação à equipa que entrou de início frente aos madeirenses: Yanis da Rocha, Vítor Carvalho, Gorby, Grillitsch, Pau Victor e El Ouazzani saltaram para o onze nos lugares de Niakaté, Victor Gómez, Moscardo, João Moutinho, Rodrigo Zalazar e Fran Navarro.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Na formação escocesa, o português Paulo Bernardo foi titular. O Celtic, que venceu no Celtic Park o Braga na única receção aos minhotos, por 2-1, em 2010, na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, contava com a história para vergar os minhotos: é que os escoceses não perderam nenhum dos últimos 11 jogos em casa diante de equipas portugueses nas competições europeias.
A equipa de Brendan Rodgers entrou melhor, direcionando os ataques para a direita onde Tounekti ia tirando partido do nervosismo e da falta de rotinas de Yanis da Rocha, no 3-4-3 de Carlos Vicens. Aos 11, o tunisino passou pelo jovem luso-francês e atirou ao lado; aos 14, novamente o jogador do Celtic a desequilibrar, mas a ver Hornicek negar-lhe o golo com uma bela defesa.
O SC Braga respondeu em lances de bola parada e ameaçou o golo aos 19 minutos, num remate de Vitor Carvalho, para fora. Estava bem posicionado para fazer melhor.
O golo viria a aparecer aos 20 minutos. Após vários passes, Leonardo Lelo ganhou o ressalto, encontrou Gorby no meio, o médio meteu em Ricardo Horta que, de muito longe, tentou a sorte. A bola fez um efeito e traiu Kasper Schmeichel, embora fique a ideia que o guardião dinamarquês do Celtic pudesse fazer mais. Horta nem queria acreditar que a bola tinha entrado.
O Celtic foi-se abaixo animicamente e nunca mais se encontro no primeiro tempo. O golo parece ter adormecido os escoceses e despertado os minhotos que continuavam a ameaçar em lances de bola parada. Perto do intervalo, Grillitsch teve o golo nos pés em duas ocasiões: na primeira, Kasper Schmeichel defendeu para canto, na segunda, o remate bateu nas pernas de um contrário e saiu para canto.
O SC Braga voltou estranhamente nervoso dos balneários, com erros incríveis. Carlos Vicens tinha tentado corrigir perigo na direita da defesa, trocando Yanis da Rocha por Víctor Gómez, mas da esquerda chegou o primeiro tiro no pé: perda de bola para Ịheanachọ sair para a baliza, até aparecer Arrey-Mbi a ganhar a bola, aos 48.
Aos 52, novo erro de palmatória, agora de Grillitsch que atrasou mal a bola. Iheanacho aproveitou e meteu a bola no fundo das redes, mas o golo seria anulado pelo VAR por mão na bola do avançado nigeriano do Celtic. O SC Braga respirava fundo.
O jogo aqueceu, com o perigo a rondar as duas balizas. Pau Victor teve duas oportunidades para aumentar para os minhotos, mas falhou. Do outro lado, Grillitsch evitou que McGregor marcasse, antes de Hornicek voar para uma grande defesa para impedir o golo dos escoceses.
Vicens mexeu tentando refrescar no ataque com as entradas de Pau Víctor e Diego Rodrigues por troca com Zalazar e Ricardo Horta.
O Celtic cresceu no jogo e criou duas excelentes oportunidades. À passagem do minuto 74´, Hornicek foi outra vez chamado para brilhar a grande altura, desta feita a remate de Tounekti. Aos 80´, os católicos voltaram a assustar, num cabeceamento com muito perigo de Carter-Vickers.
Pouco depois entrou Gabri Martínez em campo e seria ele a arrumar a questão. O 2-0 chegou ao minuto 85. Depois de um primeiro remate de Diego Rodrigues defendido por Schmeichel, num lance algo confuso, Gabri Martínez conseguiu bater o guardião dinamarquês.
Já na compensação, Zalazar surgiu em excelente posição para visar a baliza, mas foi assinalado fora de jogo.
Primeira derrota da época para a equipa de Brandon Rogers, já o SC Braga logrou o primeiro triunfo em solo escocês e passa a somar seis pontos em dois jogos na fase de liga da Liga Europa.
Comentários