O Sporting goleou, esta quinta-feira, o Midtjylland por 4-0 na Dinamarca e garantiu a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa. Os golos de Pedro Gonçalves (2), Coates e um autogolo de Gartenmann valeram aos leões um triunfo robusto.

Os leões estavam obrigados a vencer para seguirem em frente na prova. O resultado da primeira mão tinha servido de aviso perante o afoito Midtjylland. O encontro era de capital importância, uma vez que a Liga Europa é praticamente o único objetivo ainda intacto esta temporada, já que os leões há muito que estão afastados da luta pelo título.

Os verdes e brancos apareciam na Dinamarca moralizados, depois da difícil vitória em Chaves e com 'ganas' de tentar eliminar o quarto classificado do campeonato dinamarquês. O Midtjylland até vinha de uma importante vitória, depois de golear o Vyborg (4-0), mas a época também tem estado muito aquém das expetativas, também com o título como uma miragem.

O jogo

Com St. Juste, Esgaio, Morita e Arthur Gomes no onze, o Sporting criou o primeiro lance de perigo à passagem do minuto 19´. Pote descobriu Esgaio, o defesa apareceu na zona de finalização, mas atirou para a defesa de Lossl.

O lance serviu de mote, uma vez que os leões chegaram à vantagem um minuto depois. Depois de um lance de bola parada, St. Juste na luta com um adversário conseguiu ganhar a bola, Dalsgaard acertou na barra, e Coates oportuno atirou para o primeiro da partida. Era o segundo golo do capitão frente ao Midtjylland, depois do tento apontado uma semana antes, que valeu o precioso empate em Alvalade no encontro da primeira mão.

Ao minuto 32´, o Midtjylland dispôs de uma excelente oportunidade, mas valeu Esgaio que fez um corte na hora H, quando Selmani se preparava para finalizar.

Com os dinamarqueses naturalmente mais balanceados no ataque, os leões aproveitaram os espaços e ao minuto 36´surgiu uma oportunidade de ouro para a equipa portuguesa fazer o 2-0. Numa recuperação de bola após um lance de ataque do adversário, Edwards roubou a bola, isolou-se frente ao guarda-redes, mas não conseguiu bater Lossl.

Ao minuto 38´, aconteceu um dos momentos capitais do jogo. Paulinho depois de uma entrada sobre Esgaio recebeu uma entrada dura e recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Sporting via-se assim com mais um homem até final do encontro.

Na segunda parte, Rúben Amorim fez a leitura correta em relação ao que se passava em campo: Retirou Esgaio de campo, que já tinha o cartão amarelo, e lançou Bellerin.

Os dinamarqueses, mesmo a jogar com menos um, não viraram a cara à luta e e tentaram responder. Isaksen trabalhou bem na área sobre St. Juste e atirou para a defesa de Adán.

Respondeu o Sporting por Pedro Gonçalves: Primeiro ameaçou com um remate em arco, depois de um passe de Arthur Gomes. Depois na sequência do canto, a bola sobrou e Pote com um disparo de primeira fez o segundo do Sporting.

O adversário tentou dar réplica e Adán voltou a ser posto à prova após um remate de Olsson, num lance iniciado por Chilufy.

Com o jogo no bolso, Rúben Amorim refrescou lançando Trincão e Nuno Santos para os lugares de Arthur Gomes e Edwards. Até final, o Sporting ainda apontou mais dois golos. Pote, ao minuto 76´, num pontapé que sofreu um desvio em Olsson, enganou o guarda-redes dos dinamarqueses.

Ao minuto 84´, teve lugar o momento mais caricato na partida. Gartenmann tentou atrasar para o guarda-redes mas não estava ninguém na baliza e o resultado chegou ao 4-0.

O Sporting foi superior e chega com mérito aos oitavos de final da Liga Europa.