O treinador belga do Sporting prometeu hoje «jogar com onze pontas de lança e onze defesas» frente ao Basileia, na quinta-feira, na Liga Europa de futebol, privilegiando a dinâmica da equipa em detrimento da tática.
«Todos podem atacar e defender, até o guarda-redes pode fazer assistências. Vamos tentar colocar toda a gente que for possível perto da nossa área para não sofrer», disse Franky Vercauteren, admitindo uma mudança de natureza tática durante a conferência de imprensa de lançamento do jogo com a equipa suíça, a contar para o grupo G da Liga Europa em futebol.
O seu propósito é ter toda a equipa «empenhada em atacar e defender» para trazer uma vitória da Suíça, hipótese em que acredita, até porque, «se duvidasse da capacidade de vencer, estaria a duvidar da equipa».
Para Vercauteren, a pausa de duas semanas nas competições, decorrente dos compromissos da seleção e da Taça de Portugal, foi favorável ao Sporting:
«Tivemos muito trabalho físico, conversei com os jogadores, deu para recuperar lesionados, o que foi bom para conseguir um maior equilíbrio. O lado mau da paragem foi não haver jogos, competição, o que faz com que a concentração caia e esquece-se um pouco a pressão. Globalmente, foi muito positivo e temos de estar prontos para o Basileia.»
Não obstante considerar que «a perfeição não existe» e que «há muito trabalho pela frente», Vercauteren entende que uma vitória sobre a equipa suíça será «a recompensa pelo trabalho realizado», empenhado «em reunir todas as condições» para superar o Basileia.
Em caso de uma vitória do Sporting na Suíça, o apuramento dos "leões" só continuará a ser viável se o Genk empatar ou vencer em casa do Videoton, treinado pelo português Paulo Sousa.
Quem marcou presença na conferência de imprensa, ao lado de Vercauteren, foi o internacional suíço de origem cabo-verdiana, Gelson Fernandes, que rejeitou a ideia de que o Sporting só será apurado com um milagre.
«Acredito em trabalho, dedicação e seriedade. Milagres não existem no futebol. Na vida pode acontecer uma pessoa estar doente e haver um milagre, mas não em campo, quando são onze contra onze. Não há milagres, só trabalho, concentração e qualidade», afirmou o médio leonino, que regressa ao país cujas cores representa.
A equipa "leonina" procura a primeira vitória no Grupo G, onde contabiliza dois empates e duas derrotas, sendo que um desses empates, um, nulo, foi alcançado frente ao Basileia, na primeira jornada, em Alvalade. O Sporting só passará à fase seguinte se vencer os dois últimos encontros, frente ao Basileia, e em casa com o Videoton, a 6 de dezembro, e se o Genk não perder na deslocação ao terreno da equipa húngara esta quinta-feira.
Comentários