O português Raphaël Guerreiro marcou hoje o golo da vitória do Lorient frente ao Lens e João Moutinho deu o empate ao Mónaco diante do Caen, em jogos da 14.ª jornada da Liga francesa de futebol.

O golo de Guerreiro, que voltou a marcar depois de dar a vitória a Portugal no particular com a Argentina, permitiu ao Lorient vencer o Lens, por 1-0, e deixar o último lugar da competição.

João Moutinho foi outro dos jogadores portugueses em evidência nos jogos da Liga gaulesa, ao apontar o golo do empate na receção do Mónaco, de Leonardo Jardim, ao modesto Caen (2-2).

Se, por um lado, o golo de Guerreiro permitiu ao Lorient ascender provisoriamente do último ao 17.º lugar, o tento do empate de João Moutinho, que saltou do banco para marcar em apenas quatro minutos, afastou o escândalo de uma derrota em casa.

Numa partida marcada por dois autogolos, primeiro favorável ao Mónaco, apontado por Emmanuel Imorou (1-0), aos cinco minutos, e depois ao Caen, por Geoffrey Kondogbia (1-2), aos 59, foi João Moutinho que garantiu o empate aos 75 minutos (2-2).

O Lyon, com o guarda-redes português Anthony Lopes a titular, empatou 0-0 no recinto do Bastia e perdeu terreno para o líder provisório Paris Saint-Germain, que na sexta-feira venceu na visita ao Metz, por 3-2.

O clube de Paris pode, no entanto, ser ultrapassado no domingo no comando da Liga francesa, quando o Marselha, que se encontra dois pontos atrás na tabela classificativa, receber o Bordéus.

O Rennes venceu no terreno do Guingamp, por 1-0, com o único golo a ser apontado pelo camaronês Paul-Georges Ntep, aos 36 minutos.

A 14.ª jornada da Liga francesa prossegue no domingo com os encontros Nantes-Saint-Étienne, Montpellier-Toulouse e Marselha-Bordéus, e encerra a 07 de janeiro de 2015 com o Lille-Evian.