Lionel Messi é um dos cinco finalistas do prémio MVP (jogador mais valioso) da temporada 2024 da liga norte-americana de futebol, anunciou a Major League Soccer (MLS) na quinta-feira (24).

Messi, de 37 anos, disputou 19 partidas na temporada regular com um total de 1.485 minutos, nas quais marcou 20 golos e fez 16 assistências.

O argentino ficou afastado dos relvados por cerca de três meses devido a sua chamada para disputar a Copa América de 2024 e também por causa de uma lesão no tornozelo que sofreu justamente na final daquele torneio, em que a Argentina conquistou o bicampeonato ao vencer a Colômbia.

O Inter Miami terminou a temporada regular com 74 pontos graças a um hat-trick do campeão mundial na vitória por 6-2 sobre o New England Revolution na última jornada, estabelecendo um novo recorde de pontos para a liga norte-americana.

Além disso, Messi conseguiu superar o compatriota Gonzalo Higuaín e o equatoriano Leonardo Campana para se tornar no melhor marcador da história do Inter Miami, com 33 golos.

Ao lado de Messi, aparecem na lista dos cinco finalistas de 2024 o seu companheiro uruguaio Luis Suárez (Inter Miami), o brasileiro Evander (Portland Timbers), o colombiano José 'Cucho' Hernández (Columbus Crew) e o vencedor da Bota de Ouro (melhor marcador), Christian Benteke (DC United).

O Inter Miami também tem o seu técnico, o argentino Gerardo Martino, nomeado para Treinador do Ano, o lateral espanhol Jordi Alba para Melhor Defesa e o médio paraguaio Diego Gómez para Melhor Jogador Jovem.