O campeonato moçambicana de futebol (Moçambola) vai iniciar-se no sábado, depois de uma ameaça de adiamento devido ao incumprimento dos prazos previstos para a regulamentação dos clubes, disse à Lusa o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

"Felizmente, todos os clubes já regularizaram a sua situação e a prova vai iniciar-se na data prevista. Os clubes, pelo menos, apresentaram as cartas de intenção de licenciamento", disse Faizal Sidat, acrescentando que uma comissão específica vai analisar os pedidos durante 60 dias antes de serem atribuídas as licenças definitivas.

Até sexta-feira, último dia do prazo, apenas três dos 14 clubes participantes da maior prova do futebol moçambicano tinham a situação regularizada, nomeadamente o Ferroviário da Beira, o Chibuto e a Liga Desportiva de Maputo, campeã em título, ameaçando o calendário do Moçambola, com início previsto para o próximo sábado.

Para o licenciamento, segundo as exigências da Confederação Africana de Futebol (CAF), os clubes devem apresentar os estatutos, uma direção de segurança, os órgãos sociais, as contas auditadas, uma conta bancária e, sobretudo, infraestruturas desportivas e uma sede.

Os clubes moçambicanos defendem que as imposições da CAF são "pesadas" e apelam à FMF para intervir a favor da remodelação das exigências, considerando que algumas normas impostas pelo órgão podem obrigar as equipas a deixar de competir.

Em resposta, o presidente da FMF diz que não vai intervir junto da CAF e apela aos clubes para uma melhor preparação ao nível da gestão administrativa.

"Temos de perceber que isso não é uma lei só para Moçambique, funciona para todos países africanos. Nós não vamos intervir junto à CAF", disse Faizal Sidat, sustentando que, "se clubes têm dinheiro para contratar jogadores e treinadores internacionais, podem também investir na gestão administrativa".

O Moçambola de 2015 tem a participação da Liga Desportiva de Maputo, Maxaquene, Costa do Sol, Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Nacala e Desportivo de Nacala, Ferroviário de Quelimane, 1.° de Maio de Quelimane e ENH de Vilanculo HCB e Clube do Chibuto.

No calendário da prova, está programado para o jogo abertura um dérbi, entre a Liga Desportiva de Maputo, campeã em título, e o Costa do Sol, nove vezes campeão, a 14 de março em Vilanculo, província de Inhambane, sul de Moçambique.