O Vilankulos Futebol Clube regressou as vitórias no Moçambola 2013. Com efeito, os «Marlins» de Inhambane receberam e derrotaram ao Chingale de Tete por 1-0, em partida referente a 17ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol.
O único golo do Vilankulos FC foi apontado por Hilário Madeiar a passagem dos 15 minutos da primeira parte da partida. Dai para frente os «Marlins» conseguiram assegurar a vantagem mínima que garantiu os três pontos.
O Chingale de Tete denotou falta de ritmo competitivo, motivado pela paragem de cerca de três semanas no Moçambola devido a realização dos jogos dos Mambas.
Nesta partida há a destacar a expulsão do treinador Rogério Marianni do banco técnico do Chingale de Tete, em virtude de estar a protestar insistentemente a actuação da equipa de arbitragem.
Esta foi a primeira vitória do Vilankulos FC sob batuta de Akil Marcelino, treinador que foi contratado no início da segunda volta em substituição de Chiquinho Conde, com o objectivo de retirar os «Marlins» do fundo da tabela classificativa.
Para já, com a vitória diante do Chingale de Tete, o Vilankulos FC abandona provisoriamente a zona de risco, passando a ocupar a 11ª posição com 17 pontos, os mesmos que Chingale de Tete e Têxtil do Púnguè.
Comentários