
Portugal recebe este sábado em Alvalade a República da Irlanda, em jogo relativo à terceira jornada da fase europeia de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026.
Depois de dois triunfos nas duas primeiras rondas, a seleção nacional tem a possibilidade de fechar o apuramento para o Mundial com dois jogos em casa.
Para tal é necessário, em primeiro lugar, vencer uma Irlanda que ainda não venceu nesta fase de qualificação, e que precisa urgentemente de pontos se ainda quiser sonhar com uma viagem às Américas no próximo ano.
Momento de forma
Portugal e Irlanda atravessa momentos díspares de forma. A equipa portuguesa deu continuidade à conquista da Liga das Nações no final da última época, arrancando a fase de qualificação para o Mundial com duas vitórias em dois jogos.
Depois de um autêntico passeio na Arménia, com uma goleada de 0-5, os comandados de Roberto Martínez tiveram vida bem mais complicada em Budapeste, vencendo a Hungria por 2-3 com um golo já perto do final.
Assim, a seleção nacional portuguesa está bem lançada para garantir desde já o apuramento direto para o Campeonato do Mundo, precisando para tal de vencer Irlanda e Hungria, e esperar que a Arménia não vença os seus encontros.
Já os irlandeses apresentam-se numa posição muito delicada no grupo F. A fase de apuramento começou com um empate caseiro com a Hungria e uma inesperada derrota em casa da Arménia.
Caso a seleção do 'trevo' pretenda ainda aspirar a estar presente no Mundial, terá de começar a somar pontos rapidamente, a começar já por este sábado.
Histórico de confrontos
Este será o encontro número 17 entre Portugal e Irlanda. No total, a equipa portuguesa leva vantagem com nove vitórias, contra quatro dos irlandeses.
Se tivermos em conta apenas encontros de carácter oficial, Portugal continua em vantagem, com três triunfos perante apenas um do adversário.
A equipa das quinas têm ainda a seu favor o fator 'casa', tendo apenas cedido um empate nos seis embates realizados em solo português.
Tal empate teve lugar em outubro de 2000. Em jogo da fase de apuramento para o Mundial de 2002, a seleção nacional, de António Oliveira, empatou a um golo no Estádio da Luz. Sérgio Conceição abriu o marcador, mas Matt Holland restabeleceu a igualdade.
A última visita dos irlandeses também não trouxe facilidades à equipa das quinas. Na 4ª jornada da fase de apuramento para o Mundial de 2022, no Estádio do Algarve, foi a Irlanda quem marcou primeiro por John Egan.
Mas Cristiano Ronaldo, com dois golos nos últimos minutos, deu a volta ao marcador, dando uma suada vitória à equipa portuguesa.
O que dizem os treinadores
Roberto Martínez, selecionador de Portugal: "O que é importante é ter o melhor desempenho e tentar ir passo a passo. É uma fase esquisita, não há margem de erro. A preparação foi boa, o foco é a Irlanda. Não a podemos subestimar. Teve um jogo difícil na Arménia. Esperamos uma reação da Irlanda e é nisso que nos focamos"
Heimir Hallgrímsson, selecionador da Irlanda: "Queremos corrigir o que correu mal na Arménia. Antes de mais, sabemos que precisamos de fazer um jogo quase perfeito para tirar algo desta partida. E se o conseguirmos, temos a hipótese de roubar um ponto ou ganhar o jogo. Precisamos de tentar não sofrer golos, pois isso vai sempre facilitar. É importante para os jogadores terem uma boa exibição, para também eles acreditarem mais e terem mais confiança. É possível sair de Lisboa com uma bom resultado. Vamos tentar. Isso foi-nos tirado, se assim posso dizer, na Arménia"
O árbitro
Ivan Kruzliak foi o árbitro escolhido para dirigir a partida entre portugueses e irlandeses. O juiz esloveno será auxiliado por Branislav Hancko e Jan Pozor, enquanto que Peter Kralović será o quarto árbitro.
A dupla de vídeo-arbitragem será composta pelos neerlandeses Clay Ruperti e Richard Martens.
Apesar de nunca ter dirigido um encontro da seleção lusa, Kruzliak já esteve presente em Portugal; o árbitro apitou o empate entre Sporting e Young Boys para a Liga Europa em 2023/24, tendo também marcado presença na vitória do Benfica diante do Rangers, para a mesma competição.
Comentários