
40 anos e 140 golos ao serviço da seleção nacional. São estes os números de Cristiano Ronaldo que podem ser ampliados já esta terça-feira, com vista a um novo recorde, no embate frente à Hungria.
O bis frente à Arménia deixou o avançado muito perto de subir ao topo da lista de melhores marcadores da história das qualificações para o Mundial. Em fases de qualificação para os Campeonatos do Mundo, Ronaldo conta com 38 tentos e falta apenas um para igualar o recorde de Carlos Ruiz.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
No passado jogo de Portugal, Cristiano entrou em campo com 36 golos marcados, os mesmo que Lionel Messi que também bisou frente à Venezuela.
Contudo, o português não quis ficar atrás e subiu a fasquia para os 38 golos, precisando apenas de superar a lenda da Guatemala. O antigo jogador assinalou 39 golos em 47 jogos de qualificação o para o Mundial e, apesar dos esforços, nunca chegou a disputar um Campeonato do Mundo.
"Dedico-me tanto que os recordes são parte de mim. Eu não persigo os recordes. Eles é que me perseguem", disse Ronaldo.
Já deve ter ouvido esta frase do avançado e parece que volta a fazer sentido nos próximos tempos. Isto porque é uma questão de tempo até mais recorde juntar-se à vasta lista de Ronaldo.
O feito pode não ser atingido já esta terça-feira, mas existem ainda cinco jogos para poder alcançar o feito e parece não escapar de forma alguma. As razões são simples e uma delas prende-se com a veia goleadora que continua a caracterizar o avançado e os jogos da seleção que tem pela frente. Outro dos fatores que joga a favor do português é que Lionel Messi está perto de pôr um ponto final nas qualificações para Mundiais, ao passo que Carlos Ruiz já pendurou as chuteiras.
Pelo caminho, Ronaldo também superou nomes como Ali Daei (Irão), Robert Lewandowsi (Polónia), Luis Suárez (Uruguaio), entre outros.
Este será apenas mais um recorde para Cristiano Ronaldo, que conta com uma lista extensa
Alguns recordes na seleção
Ronaldo é o jogador com mais triunfos, em 90 minutos, ao serviço de uma seleção, depois de 134 vitórias por Portugal. Para além disso, o luso é o único jogador a marcar presença em seis edições de Europeus (2004, 2008, 2012, 2016, 2020 e 2024).
Nos Mundiais, o avançado marcou em cada uma das cinco edições em que participou, algo único, tendo em conta que Messi, Pelé, Miroslav Klose e Uwe Seller marcaram em quatro. Este registo pode aumentar com a presença no Mundial 2026.
Outros ao nível de clubes
Ao nível dos clubes, Ronaldo é o único que já faturou frente a 200 adversários, somando clubes e seleções.
Também é o único jogador a ser o melhor marcador em quatro campeonatos nacionais distintos. Na Premier League assinalou 31 golos pelo Manchester United (2007/08), ao passo que no Real Madrid fez 40 anos na temporada 2010/11, 31 tentos em 13/14 e 48 em 14/15 na LaLiga. Seguiu-se a Serie A com 29 golos em 2020/21 pela Juventus. Já na Arábia Saudita, assinalou 35 golos em 23/24 pelo Al Nassr, bem como 25 na época anterior.
Ronaldo é também pioneiro a chegar à marca de 800 golos em clubes, após somar os cinco golos no Sporting, 145 no Manchester United, 450 no Real Madrid, 101 na Juventus e 99 no Al Nassr. E o único jogador a marcar 100 ou mais golos por quatro equipas diferentes: Manchester United, Real Madrid, Juventus e Al Nassr.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Também na Champions conta com vários recorde: melhor marcador de sempre, mais jogos e mais golos em finais. São 140 golos no total, quatro em finais no total de 183 jogos na prova milionária.
Estes são apenas alguns exemplos de recordes que compõe uma lista que parece interminável e que pode aumentar até ao fim da carreira do português.
Recorde-se que a seleção nacional defronta, esta terça-feira, a Hungria no segundo jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo. A partida está agendada para as 19h45, de Portugal continental.
Comentários