Este artigo tem mais de 11 anos
Os voluntários não se receberão um salário, embora tenham roupa, alimentação e transporte grátis.
O Governo brasileiro lançou hoje um programa de voluntariado para a Taça das Confederações, que ocorre este ano, e para o Mundial2014, complementar ao projeto da FIFA e voltado a receber turistas e torcedores.
Anunciado pelo ministro do Desporto brasileiro, Aldo Rebelo, o novo programa pretende acrescentar sete mil voluntários brasileiros à Taça das Confederações, em aeroportos, estações de comboio ou metro, na zona central das cidades-sede de jogos, em pontos turísticos e nas festas de abertura e encerramento.
O processo continuará aberto para o Mundial, para o qual o Governo brasileiro quer recrutar 50 mil voluntários. Posteriormente, segundo Rebelo, há a intenção de chamar, em outro programa, voluntários dos demais países latino-americanos e de língua portuguesa, para completar o montante de um milhão de pessoas no evento de 2014.
Já o programa de voluntariado da FIFA, voltado para a logística dos locais de jogos e das seleções, contará com sete mil pessoas na Taça das Confederações e 15 mil no Mundial, entre brasileiros e estrangeiros, de qualquer parte do mundo.
Para o voluntariado promovido pelo Governo do Brasil, os recrutados têm de ser brasileiros e viver nas cidades-sede de jogos. A inscrição será feita até 16 de fevereiro.
O investimento do país com a primeira fase do programa, na Taça das Confederações, será de aproximadamente 30 milhões de reais (10,9 milhões de euros), para seguros, uniformes, alimentação, água e sistemas de informação.
Comentários