A seleção portuguesa empatou, esta terça-feira, a um golo com a Irlanda do Norte, em jogo da quarta jornada do Grupo F, que serve de acesso ao Mundial2014. Os irlandeses marcaram aos 30 minutos e Postiga igualou aos 78.
Depois da derrota, na sexta-feira passada, na capital russa, Portugal entrava obrigado a vencer perante esta modesta Irlanda do Norte.
Para este desafio no Estádio do Dragão, com quase 50 mil espectadores, Paulo Bento voltou a apostar em Miguel Lopes para o lado esquerdo da defesa portuguesa. O lateral direito do FC Porto já tinha substituído Fábio Coentrão no encontro com a Rússia, após o defesa do Real Madrid se ter lesionado e abandonado o relvado.
Ruben Micael, que saiu como "culpado" no lance que deu origem ao golo dos russos, regressou à equipa titular portuguesa.
Antes do início, Cristiano Ronaldo e João Moutinho receberam as medalhas das 100 e 50 internacionalizações, respetivamente, pela seleção AA. O capitão da equipa das quinas, o mais jovem de sempre a cumprir 100 jogos, recebeu a distinção das mãos de Luís Figo e foi ainda presenteado com um boné dado por Fernando Gomes.
Apito inicial no Estádio do Dragão, debaixo da chuva, e Portugal partiu de imediato em busca do golo. A Irlanda do Norte, que contou com bastante apoio nas bancadas, jogava com dez homens à defesa, à espera de surpreender a equipa lusa. E foi isso que aconteceu.
Aos 30 minutos, os irlandeses marcaram o primeiro golo da partida pelos pés McGinn, após um venenoso contra-ataque. O golo da seleção visitante surgiu na altura em que os adeptos portugueses se distraíam a fazer a "onda". E parece que os jogadores, em campo, se deixaram levar pela "onda".
Terminada a primeira parte, Portugal regressou aos balneários a perder por 0-1 em casa, depois de ter dominado todo o tempo e criando várias oportunidades para golo.
Na etapa complementar, Paulo Bento mexeu na equipa, fazendo entrar Ruben Amorim para o lugar de Miguel Lopes, que esteve muito apagado nos primeiros 45 minutos. Depois, o selecionador nacional "lançou" o talismã Varela, substituindo o médio Ruben Micael.
Portugal continuava ao ataque mas não encontrava soluções para introduzir a bola na baliza da Irlanda do Norte, que jogava cada vez mais fechada.
O empate não interessava a Portugal, e muito menos a derrota. Por isso, Paulo Bento fez entrar o ponta de lança Éder e o defesa João Pereira foi o sacrificado.
O golo português surgiu numa jogada confusa na grande área, onde apareceu Hélder Postiga a empurrar a bola para lá da linha de golo aos 78 minutos.
Com este empate, Portugal (7 pontos) mantém o segundo lugar, a par de Israel, que esta tarde venceu o Luxemburgo por 3-0. No Grupo F, a Rússia (12) continua a liderar.