A plataforma de criptomoedas Crypto.com será um dos patrocinadores do Mundial de Futebol Qatar2022, anunciou a FIFA na terça-feira, em comunicado. Este é mais um exemplo da crescente influência das moedas virtuais no futebol.
A empresa com sede em Singapura junta-se aos patrocinadores históricos do organismo máximo do futebol mundial, como Coca-Cola e Visa, dos Estados Unidos da América, e Adidas da Alemanha, embora a FIFA não tenha especificado a duração deste novo contrato.
A empresa "beneficiará de uma importante exposição da marca tanto dentro como fora dos estádios da competição” e servirá para "aumentar significativamente a visibilidade da sua marca no evento desportivo mais popular do planeta" que será realizado no Qatar de 21 de novembro a 18 de dezembro, detalhou a FIFA
Fundada em 2016, a Crypto.com já está presente em outras modalidades como automobilismo, MMA, futebol, hóquei no gelo e basquetebol, onde o lendário ginásio dos Los Angeles Lakers foi rebatizado com o nome da empresa no final de 2021, num negócio estimado em 700 milhões de dólares.
Este acordo certifica a crescente implantação de criptomoedas no futebol, como já demonstrado pela contratação de Lionel Messi pelo Paris Saint-Germain, que pagou uma parte do contrato da estrela argentina em moedas virtuais.
No ano passado, a empresa de consultoria KPMG realizou um estudo onde concluiu que, desde o início da pandemia de COVID-19, cerca de quarenta equipas das cinco principais ligas europeias assinaram acordos de patrocínio com empresas de criptomoedas.
De acordo com a KPMG, o Inter de Milão, por exemplo, duplicou a sua receita com o seu principal patrocinador, ao mudar da fabricante de pneus Pirelli para a Socios.com.
A DigitalBits, empresa de blockchain, patrocina a AS Roma desde julho de 2021, após assinar um contrato de três anos com o clube italiano no valor de 12,4 milhões de euros.
Em Portugal, a Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo, patrocina o FC Porto.
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