Irão e Haiti são duas das 42 seleções que já garantiram um lugar no Mundial 2026. Os iranianos há muito que se apuraram, na segunda fase de grupos da zona asiática. Já os haitianos alcançaram um lugar na prova na madrugada de terça para quarta-feira, neste que é um regresso ao maior palco do futebol mundial de seleções, 50 anos depois.

Apesar da festa do apuramento em Port-au-Prince, os adeptos do país não poderão viajar para ver os jogos da fase final, tal como acontece com os iranianos. Os dois países fazem parte de uma lista de 12 nações que estão proibidas de viajar para os EUA, por decreto presidencial de Donald Trump.

O veto migratório exclui "qualquer atleta ou membro de uma equipa desportiva, incluindo treinadores, pessoas que desempenham um trabalho de apoio necessário e parentes próximos, que viajem para o Mundial, os Jogos Olímpicos ou qualquer outro grande evento desportivo", ou seja, jogadores, equipa técnica e familiares diretos terão permissão para entrar.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Também estão excluídos cidadãos desses países que tenham residência permanente legal dos EUA, dupla nacionalidade e apresentem passaporte de países sem restrições, tenham visto de imigrante para familiares diretos e apresentem provas claras e convincentes de identidade e parentesco, entre outras.

É provável que a FIFA coloque os jogos da fase de grupos destas duas seleções no México e no Canadá, para evitar que fiquem em desvantagem face aos demais no que ao apoio dos adeptos diz respeito.

O Haiti fez todo apuramento longe casa, uma vez que não joga no seu território desde 2021. A guerra civil que assola o país, controlado por gangues, impede a equipa de atuar perante os seus adeptos. Mas nem isso impediu os jogadores de lutarem para terminar na liderança do Grupo C, à frente de Honduras e Costa Rica.

O futebol haitiano tem sido muito prejudicado com as leis de emigração dos EUA.

Em 2023, os EUA negaram conceder vistos de entrada a vários jogadores do Violette AC,equipa que iria defrontar o Austin FC pela Champions da Concacaf. O clube teve de recorrer a jogadores amadores para completar o plantel e competir, mesmo tratando-se de uma prova oficial da dimensão da Championns da confederação.

Em 2022 o Cavaly AS desistiu da Champions da Concacaf por não ter conseguido visto de entrada nos EUA para os seus jogadores, onde iria defrontar o New England Revolution.

De recordar que durante a campanha para as presidenciais, Donald Trump difundiu algumas fake News relativamente aos haitianos, acusando alguns emigrantes daquele país de estarem a comer animais domésticos, como cães e gatos em abrigos nos EUA. Apesar de desmentidas, estas notícias ajudaram a alimentar o ambiente de hostilidade para com os haitianos.

O Mundial de 2026 será disputado entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, México e Canadá. A prova terá, pela primeira vez, 48 seleções participantes. O sorteio da fase de grupos será realizado a 05 de dezembro, em Washington DC.