É esta sexta-feira que se realiza o sorteio da fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2026, que se irá realizar no Canadá, México e Estados Unidos.
Este sorteio realiza-se em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, às 17 horas de Lisboa, no Centro de Artes John F. Kennedy.
Quantas seleções
Ao todo serão 48 os países participantes no Mundial, a primeira edição com tantas seleções, havendo ainda seis vagas ainda por ocupar, e que serão determinadas através dos 'playoffs'.
Destas seis, quatro sairão do lote composto por País de Gales, Bósnia e Herzegovina, Itália ou Irlanda do Norte, Ucrânia, Suécia, Polónia ou Albânia, Eslováquia, Kosovo, Turquia ou Roménia e Chéquia, Irlanda, Dinamarca ou Macedónia do Norte.
As outras duas sairão do torneio de repescagem, onde estarão Nova Caledónia, Jamaica ou RD Congo e Bolívia, Suriname ou Iraque.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Os potes do sorteio
As 48 seleções ficarão distribuídas por quatro potes, determinados de acordo com o ranking da FIFA a 19 de novembro de 2025
No primeiro pote, e para além dos melhores classificados, estarão também as nações organizadoras da competição.
Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica e Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irão, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egipto, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Qatar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçau, Haiti, Nova Zelândia, quatro repescados europeus, dois repescados do torneio FIFA
Como funciona o sorteio?
As equipas do pote 1 serão distribuídas pelos grupos (de A a L), seguindo-se o pote 2, 3 e finalmente o pote 4.
Existem posições pré-definidas?
Sim. As seleções dos Estados Unidos, México e Canadá terão bolas de cores diferentes das restantes no pote 1, sendo assim colocadas em posições determinadas nos grupos.
- México: Grupo A, posição A1
- Canadá: Grupo B, posição B1
- Estados Unidos: Grupo D, posição D1
As restantes equipas do primeiro pote ocuparão sempre a primeira posição de cada grupo.
Há restrições impostas pela FIFA?
Sim. Por forma a assegurar um caminho equilibrado até às meias-finais, as quatro seleções melhor colocadas no ranking FIFA serão colocadas em posições distintas.
Assim, as duas primeiras classificadas (Espanha e Argentina) não ficarão no mesmo lado do quadro, o mesmo acontece com França e Inglaterra, 3ª e 4ª classificadas, respetivamente.
Definição da posição das equipas dentro dos grupos
Existe um padrão de distribuição pré-definido pela FIFA relativamente aos potes 2,3 e 4. Cada uma das seleções recebe a posição correspondente, de acordo com o pote onde se encontram e da ordem do sorteio.
Restrições de confederações
Neste âmbito, não é permitido a qualquer grupo ter duas equipas da mesma confederação, com exceção das seleções europeias. Tendo em conta que serão 16 as equipas oriundas da UEFA, cada grupo terá, no máximo, 2 seleções desta confederação.
Relativamente às seleções repescadas, a restrição aplica-se aos três países de cada caminho dessas vagas.
Estrutura da fase de grupos
Pela primeira vez, serão 12 os grupos, com 4 equipas cada. Esta fase realizar-se-á entre os dias 11 de junho e 19 de julho.
Calendarização final
A FIFA irá anunciar a calendarização completa, com estádios e horários, no próximo dia 6 de dezembro.
Comentários