Depois do empate de Portugal frente ao Irão, o Uruguai será o adversário da seleção portuguesa no próximo sábado, em partida dos oitavos de final do Campeonato do Mundo.

História de um país bi-campeão do mundo

A equipa celeste é um dos históricos dos campeonatos do Mundo. Já venceu por duas vezes a competição de futebol mais importante em todo o mundo, em 1930 e 1950, e tentará brilhar e chegar longe nesta competição onde tem bastantes pergaminhos.

A equipa orientada por Óscar Tabarez será um duro obstáculo para a equipa das quinas. O conjunto uruguaio para além de ter um ataque demolidor, é compacto na retaguarda, tornando-se num obstáculo bastante difícil para qualquer equipa conseguir chegar ao golo.

Com nove pontos na fase de grupos, o Uruguaio estreou-se neste Mundial com um triunfo frente ao Egito por 1-0.

O único golo da partida foi apontado pelo central Giménez no último minuto da partida. Na segunda partida no campeonato do Mundo, o Uruguai venceu pelo mesmo resultado a Arábia Saudita. Desta feita, foi Luís Suárez a resolver a contenda.

No terceiro jogo do grupo, a equipa de Óscar Tabarez fez o pleno, depois de derrotar a Rússia por 3-0. Com Coates no onze, o conjunto sul-americano voltou a triunfar depois de três golos sem resposta de Luís Suarez, um autogolo de Denis Cheryshev e um tento de Edinson Cavani. Curiosamente, os golos dos Uruguai no Mundial resultaram todos de lances de bola parada.

O Uruguai-Rússia em números. Russos só fizeram um remate à baliza, Cavani foi o MVP
O Uruguai-Rússia em números. Russos só fizeram um remate à baliza, Cavani foi o MVP
Ver artigo

Pontos fortes do Uruguai

Ataque

Os dois avançados do Uruguai, Cavani e Suárez são duas setas apontadas à baliza de qualquer adversário. O duo já conta com três golos em três partidas. É porventura a melhor dupla atacante do Mundial.

Defesa: Com a lesão de Giménez na coxa, foi Coates que se juntou a Godin no centro da defesa frente à Rússia. Mas a dupla do Atlético de Madrid é quem dá mais garantias, devido aos automatismos adquiridos no emblema colchonero.

Ainda assim, apesar da ausência de Giménez, a defesa uruguaia voltou a demonstrar-se impenetrável no jogo que decidiu o primeiro lugar do Grupo A. Um dos obstáculos para a equipa de Fernando Santos será desmontar uma seleção que ainda sofreu qualquer golo no Campeonato do Mundo.

Miolo

Com a renovação na equipa uruguaia nos últimos anos, o Uruguai perdeu agressividade na zona central do terreno e passou a  emprestar mais criatividade nessa zona, com jogadores como Vecino (Inter), Bentancur (Juventus) e Nández (Boca Juniores. O jogo passou a ser pensado e pausado, perdendo a equipa alguma vertigem ofensiva, mas por outro lado, ganhou mais critério e criatividade na circulação. Com Bentancur, Nández e Vecino quase certos, a dúvida permanece em quem será à aposta a médio esqeurso. Frente à Rússia, Laxald foi titular, mas há mais alternativas para esse lado, como Cristián Rodríguez (ex-jogador do FC Porto e Benfica) e Arrascaeta.

Pontos Fracos

Sólido do ponto de vista defensivo e o mortífero no ataque , a equipa celeste não tem um propriamente pontos fracos. As laterais poderão ser um factor a explorar, caso Portugal canalize o seu jogo por essa zona do terreno.

O Uruguai até pode uma equipa com processos pouco simples, e até aborrecida a sair com a bola controlada e que aposta muito nas bolas paradas -  Nenhum golo do Uruguai nasceu de bola corrida, - É também nesse particular que a seleção portuguesa terá que ter uma atenção especial.

Espera-se portanto uma partida de máxima dificuldade frente à equipa uruguaia, num encontro em que Portugal terá de elevar o seu nível de jogo, se quiser seguir em frente para os quartos de final.

Golo marcados na fase de grupo: 5

Golos sofridos: 0

Portugal defronta o Uruguai no próximo sábado. A partida tem início às 19h00.