O 'Conguito Gate' parece estar longe do seu fim. Bernardo Silva foi oficialmente acusado, esta quarta-feira, pela Federação Inglesa (FA) de "má conduta" depois da publicação polémica nas redes sociais em que comparava o colega e amigo Mendy ao boneco da marca de chocolates Conguito.
Diz a Federação Inglesa que a publicação de Bernardo quebrou as regras E3 (1) - "insulto ou impropério que traga descrédito ao jogo" e a regra E3 (2) - "incluí referência, de forma expressa ou implícita, à raça, cor, ou etnia".
O jogador tem agora até ao dia 9 de outubro para responder à acusação.
Quem também pode vir a ser castigado por defender o português é o seu treinador, Pep Guardiola. Diz a 'Sky Sports' que as palavras do treinador do Manchester City estão a ser analisadas pela FA, que pode abrir um processo ao técnico catalão.
"A imagem não é sobre a cor da pele. Ele tirou uma foto do Benjamim quando era mais jovem e relacionou-a com este desenho animado, que era bastante semelhante", disse o técnico, na sequência de um tweet de Bernardo Silva publicado a 22 de setembro, em que colocou uma imagem de Mendy em criança ao lado do boneco da marca de chocolates Conguitos e escreveu: "Adivinhem quem é."
Guardiola recordou que Mendy e Bernardo são como irmãos e sublinhou ainda que "um tipo que sabe falar cinco línguas é porque tem uma mente aberta, nada sobre a cor da pele".
Nesta altura é ainda incerto qual poderá ser o castigo a que Bernardo Silva poderá estar sujeito.
De acordo com a Sky Sports, se a situação tivesse acontecido em campo (insulto durante o jogo) o castigo poderia ir até seis jogos de suspensão, mas a publicação aconteceu fora de campo, pelo que a Federação Inglesa fará uma recomendação de castigo que terá de ser decidida por um painel independente.
De recordar que o jogador já tinha dirigido uma carta à Federação na qual lamentou qualquer ofensa causada pelo ‘tweet’.
Apesar de Mendy ter levado a publicação na brincadeira, surgiram várias criticas e o jogador português pode agora ver-se castigado.
Comentários