David Coote foi despedido esta segunda-feira, isto após a investigação levada a cabo pela 'Professional Game Match Officials Board' (PGMOL), entidade responsável pelos árbitros da Premier League, ter considerado a situação do juiz como "insustentável".

Em causa está a divulgação de um vídeo onde o juiz fez comentários depreciativos sobre o ex-treinador do Liverpool Jürgen Klopp, chamando-o de "arrogante" e utilizando linguagem ofensiva.

"Após a conclusão de uma investigação minuciosa sobre a conduta de David Coote, a sua posição na PGMOL (Professional Game Match Officials Limited) foi encerrada hoje com efeito imediato. As ações de David Coote foram consideradas uma violação grave das disposições do seu contrato de trabalho, com a sua posição a ser considerada insustentável. Apoiar David Coote continua a ser importante para nós e permanecemos comprometidos com o seu bem-estar", disse a PGMOL em comunicado.

O vídeo em causa terá sido gravado após o jogo entre Liverpool e Burnley, em julho de 2020, e que terminou empatado a um golo. Klopp terá criticado Coote após o encontro, dizendo que o árbitro foi muito permissivo em relação às entradas dos jogadores do Burnley.

Em comunicado, a PGMOL revela que Coote pode recorrer desta decisão, além de assegurar que ajudará na medida possível para garantir o seu bem-estar.

Jürgen Klopp deixou o Liverpool no fim da época passada, após nove anos ao comando dos ‘reds’, sendo substituído pelo neerlandês Arne Slot.

Para além do despedimento da Premier League, David Coote também está sob alçada disciplinar da UEFA. Em causa está outro vídeo, desta feita do juiz a cheirar um pó branco durante o Euro 2024.

David Coote está igualmente a ser investigado por suposta manipulação de um jogo quando, em 2019, exibiu um cartão amarelo a um futebolista para que um amigo alegadamente pudesse beneficiar do facto em termos de apostas desportivas.

Segundo o jornal The Sun, em 2019, Coote admoestou Ezgjan Alioski, do Leeds United, e depois enviou uma mensagem a um amigo: “Espero que o tenha colocado, como falámos”.

No verão, os tabloides ingleses mostraram ainda vídeos de Coote a cheirar um pó branco, supostamente cocaína, um dia depois de ter sido árbitro assistente no VAR de um jogo do Campeonato da Europa.

*Artigo atualizado