O Manchester City acaba de anunciar a renovação do contrato com o treinador Pep Guardiola por mais duas épocas, até ao final de 2026/27, numa altura que cumpre a nona temporada no comando técnico dos 'citizens', anunciou hoje o tetracampeão inglês de futebol.
“Pep Guardiola assinou uma nova extensão de contrato de dois anos com o Manchester City. O novo acordo com o catalão significa que ele passará mais de uma década como técnico do City”, escreveu o clube, na página oficial na Internet.
O tetracampeão inglês enalteceu “o tempo de Guardiola no City carregado de sucesso”, que se traduziu em “18 troféus importantes, incluindo seis títulos da Liga inglesa e uma Liga dos Campeões”.
Com o prolongamento do vínculo, o técnico catalão de 53 anos irá completar 10 anos à frente dos azuis de Manchester, depois de ter chegado ao clube em 2016, proveniente do Bayern Munique.
"O Manchester City significa muito para mim. Esta é a minha nona temporada aqui. Vivemos tantas coisas incríveis juntos. Tenho um sentimento especial por este clube, por isso estou tão feliz por continuar aqui por mais duas épocas. Obrigado a todos pela vossa contínua confiança e apoio. Foi sempre uma honra, um prazer e um privilégio estar cá. Disse-o já várias vezes, mas tenho tudo o que um manager pode desejar e agradeço muito. Espero que possamos continuar a acrescentar troféus aos que já temos. É esse o objetivo", comentou o espanhol, após o prolongamento do vínculo com os ingleses.
O técnico espanhol já conquistou 18 títulos no Manchester City, incluindo seis Premier Leagues e uma Champions. Na época passada, tornou-se no primeiro treinador a vencer a Liga Inglesa por quatro vezes seguidos.
Com ele ao comando, os cityzens bateram vários recordes e tornaram-se numa máquina de vencer jogos. Bateu o recorde de pontos na Premier League, aos chegar aos 100 pontos em 2017/2018 e tornou o Manchester City no primeiro clube inglês a vencer o treble interno: todos os troféus nacionais, em 2018/2019 (Supertaça, Taça da Liga, Taça de Inglaterra e Premier League).
Ao comando do Manchester City, venceu 353 dos 490 jogos que disputou em todas as provas, o que lhe dá uma percentagem de 72 por cento. Nesse período, a equipa marcou 1200 golos, a uma média de 2,45 golos por partida.
Com os 490 jogos que leva à frente dos Cityzens, Guardiola está no segundo lugar entre os técnicos com mais partidas pelo clube, apenas batido por Les McDowall (587 jogos entre 1950 e 1963). Baterá esse recorde no final do seu contrato.
Pep, que orienta na equipa os lusos Rúben Dias, não vive o melhor período. A equipa atravessa uma má fase, face a quatro desaires seguidos para todas as competições, um dos quais sofrido em Alvalade, frente ao Sporting (4-1), para a Liga dos Campeões.
Estatísticas de Guardiola no City
Jogos: 490
Vitórias: 353
Empates: 70
Derrotas: 67
Golos marcados: 1,200
Golos sofridos: 411
Percentagem de vitória: 72%
Média de golos por jogo: 2.45
Troféus: 18
Comentários