Em comunicado o clube londrino lamenta "o fim da curta relação" e admite que foram "os resultados e as fracas exibições da equipa" que obrigaram a direcção do clube a mudar de técnico.

O treinador adjunto Ray Wilkins vai assumir o controlo da equipa técnica temporariamente. Scolari não renovou contrato, no Verão, com a Federação Portuguesa de Futebol para ir treinar o Chelsea.

O clube inglês agradece ao técnico brasileiro por "trazer muitas coisas positivas ao clube" e lamenta o fim do contrato.Em comunicado, «a direcção do Chelsea gostaria de expressar gratidão pelo seu período como treinador», referindo que Scolari «trouxe muitas coisas positivas ao clube». No entanto, «os resultados e exibições da equipa vinham-se deteriorando num momento chave da época», o que levou a esta decisão «de forma a manter a possibilidade de vencer os troféus em que ainda estamos em competição».

O clube londrino encontra-se actualmente na 4ª posição da Premiership com menos 7 pontos que o líder Manchester United. O Chelsea ficou ainda mais longe do título depois de ter sido derrotado pelo Liverpool por 2-0 e do empate sem golos em casa frente ao Hull City.

As relações entre Scolari e os adeptos do Chelsea já não eram as melhores. No último jogo do Chelsea em Stamford Bridge, empate a zero com o Hull City, os adeptos entoaram cânticos para Scolari afirmando, "You don't know what you are doing" (Não sabes o que estás a fazer) quando substiuiu Quaresma por Drogba.

O Chelsea é o clube inglês da Premiership com mais atletas portugueses.Ricardo Quaresma foi emprestado pelo Inter de Milão durante o mercado de Inverno por indicação de Scolari. Quaresma juntou-se assim a Hilário, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Bosingwa e Deco no clube londrino.

Scolari substituiu o israelita Avran Grant no Verão e criou grandes expectativas nos adeptos do clube londrino. O técnico brasileiro herdou uma equipa que fora à final da Liga dos Campeões e que ficara em segundo no campeonato inglês.

O técnico brasileiro venceu 20 dos 36 jogos em que esteve no comando do Chelsea. As 14 vitórias em 25 jogos da Premiership colocaram a luta pelo título mais difícil.