A japonesa Sayuri Goda, adepta da Académica, solicitou hoje a despenalização do cartão amarelo exibido segunda-feira ao avançado brasileiro Hulk, quando dedicou o segundo golo do FC Porto frente à União de Leiria ao povo nipónico.

Num e-mail intitulado "Um pedido por uma japonesa sobre a solidariedade do Hulk (FC Porto)", a que Lusa teve acesso, Sayuri Goda solicitou ao presidente da Comissão Disciplinar da Liga de clubes que tenha em conta o gesto solidário do jogador, que actuou na Liga japonesa durante três épocas.

«Sobre este caso, será possível aplicar alguma excepção através da análise e discussão entre os superiores?», pergunta a fervorosa adepta da Briosa, residente na cidade dos estudantes desde 2004.

Sayuri Goda dá mesmo uma sugestão ao dirigente da Liga de clubes, Herculano Lima: «Estou a pensar em algum exemplo, como não ser suspenso do jogo no quinto amarelo, e ser suspenso no sexto cartão, ou seja, dar um cartão de tolerância para manifestar a compreensão pelo jogador».

A japonesa recorda o exemplo da UEFA, que tem demonstrado em todos os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa a sua solidariedade com o povo japonês através de uma faixa, e manifesta gratidão pelos «vizinhos de Coimbra e amigos de todo o país», que lhe exprimiram sentimentos de condolências e lhe deram palavras de apoio.

O Japão foi sacudido por um violento sismo de 8.9 na escala de Richter, a que sucedeu um maremoto, no passado dia 11 de Março, que terá provocado milhares de mortos.