Sayuri, uma japonesa adepta da Académica, vai levar uma ‘claque’ de 20 estudantes seus compatriotas para apoiar a ‘Briosa’ frente ao Rio Ave, no domingo, em jogo da 20.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

A japonesa disse à Lusa que esses compatriotas «pertencem à Universidade de Quioto, que neste momento frequentam um curso de parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra».

«Há dois alunos que têm potencialidades futebolísticas: um é jogador de futebol da equipa da Universidade Quioto, que disputa a Liga universitária local, e o outro é um candidato a treinador, um fã do José Mourinho, que se interessa mais com a formação do que em ser profissional».

No sábado, vão assistir ao treino dos ‘estudantes’ na Academia Dolce Vita.

A ‘mais famosa’ adepta estrangeira da equipa de Coimbra apaixonou-se pelo clube há alguns anos, quando lhe ofereceram um bilhete para assistir precisamente a um Académica-Rio Ave, cujo resultado foi de 2-1, a favor da equipa de Coimbra.

Sayuri, de 41 anos, é licenciada em Ciências Documentais pela Universidade de Tóquio. Trabalhou numa biblioteca japonesa, antes de vir para Portugal, para a Universidade de Coimbra.

Durante dois anos, frequentou o Curso de Português para Estrangeiros e durante mais três o Curso de Especialização em Ciências Documentais na centenária instituição conimbricense. Neste momento, trabalha para a Universidade de Coimbra dentro da sua vertente de estudos.