O dérbi da jornada 18 entre Benfica e Sporting foi adiado devido à cobertura do Estádio da Luz não ter aguentado as fortes rajadas de vento que se fizeram sentir no dia de ontem em Lisboa e no relvado terem caído pedaços da cobertura, nomeadamente pedaços de lã de rocha e chapas metálicas.

O SAPO Desporto tentou perceber que material é este que caiu sobre adeptos e no relvado do recinto das águias e percebeu que a sua utilização é comum na cobertura deste tipo de recintos, devido às suas propriedades térmicas e acústicas.

Manuel Pimenta Dias é empreiteiro de construção civil e ao SAPO Desporto explicou que a lã de rocha é um material muito comum neste tipo de infraestruturas, sobretudo ao nível da cobertura pelas suas excelentes propriedades térmicas.

No caso do Estádio da Luz, explicou, “a lã de rocha impedia que as chapas metálicas, que posteriormente foram arrancadas pelo vento, atingissem temperaturas demasiado elevadas”.

Além disso, explicou ainda, “como também tem excelentes propriedades acústicas, possibilita que em dias de chuva o barulho nas bancadas não seja muito, quase não se ouvindo o efeito da chuva a cair nas chapas metálicas”.

A lã de rocha é um material isolante que na construção civil é apresentado sob a forma de uma “manta” de mais fácil aplicação. Devido aos seus baixos coeficientes de condutividade térmica, combinados com espessuras e densidades adequadas, a lã de rocha é um material conhecido mundialmente pelas suas excelentes qualidades de isolante térmico, suportando temperaturas até 450°C.

Já esta manhã de segunda-feira vão ser avaliados os estragos no Estádio da Luz e proceder-se-á à reparação da cobertura, assim as condições meteorológicas o possibilitem.

O jogo entre Benfica e Sporting foi reagendado para esta terça-feira, a partir das 20h15, mas sujeito ao parecer da Proteção Civil sobre as condições de segurança no recinto dos encarnados, uma vez que as condições meteorológicas que se fazem sentir em Lisboa poderão não possibilitar as obras na cobertura do estádio.

Esta segunda-feira, em função do andamento dos trabalhos, o Benfica anunciará se é ou não possível a realização do encontro.