O Benfica foi esta segunda-feira ao terreno do Sporting de Braga vencer por 2-0, no encontro que marcou o fim da 11ª jornada da Primeira Liga. Graças aos golos de Pizzi e Lisandro, as 'águias' sobem ao terceiro lugar, ultrapassando os bracarenses, que têm mais um jogo disputado e menos um ponto.
A equipa de Rui Vitória chegava a Braga com necessidade de vencer face aos triunfos dos rivais Sporting e FC Porto, mas consciente do bom momento da formação de Paulo Fonseca. Ainda assim, e contra a dificuldade que se esperava, a formação da Luz entrou de rompante no jogo e marcou logo aos três minutos. Pizzi foi oficialmente o autor do golo, por ter feito o remate que o originou, mas o médio beneficiou ainda de um desvio nas costas de Kritciuk.
Com o golo inaugural, os 'encarnados' - que esta segunda-feira vestiram branco - partiram em busca do segundo, que surgiu aos 11 minutos. Lisandro López recebeu a bola na grande área bracaranse e atirou para o 0-2, num lance em que os minhotos pediram fora-de-jogo.
O Benfica assumia até então as despesas ofensivas e aproveitava as falhas defensivas da equipa de Paulo Fonseca, que ainda assim ficou perto de reduzir aos 16 minutos: Hassan cabeceou ao poste e Júlio César fez uma grande defesa a remate de Rafa.
Com ocasiões falhadas por Stojiljkovic, Boly e Hassan, a equipa da casa foi para o intervalo a perder por 0-2 e o encontro parecia já muito bem encaminhado para as 'águias'. No arranque do segundo tempo, aos 49 minutos, o 3-0 benfiquista não andou longe, mas Gaitán atirou ao ferro num grande remate.
Longe do nível que exibiu nos últimos jogos, em particular ao garantir a presença nos 16-avos-de-final da Liga Europa, o Sporting de Braga tentou ainda assim reduzir numa altura em que o Benfica começou a baixar o bloco. Quando o relógio marcava 65', Stojiljkovic cruzou para Hassan e o egípcio ficou a reclamar grande penalidade por alegada falta de Lisandro. Os protestos dos adeptos da equipa da casa foram bem audíveis no Municipal de Braga.
Aos 69 minutos, os bracarenses dispuseram de um pontapé de livre à entrada da grande área e Filipe Augusto fez um belo remate em arco que acertou em cheio no ferro da baliza de Júlio César, que estava já completamente batido.
Já perto dos 80 minutos foi a vez de os adeptos benfiquistas protestarem uma decisão do árbitro, por alegada falta sobre Pizzi na grande área do Sporting de Braga. Hugo Miguel mandou seguir e o 2-0 do Benfica manteve-se até ao final, deixando a equipa de Rui Vitória no terceiro lugar, com menos um jogo disputado do que os minhotos, que caem para o quarto posto. O Benfica fica ainda a três pontos do FC Porto e a oito do Sporting, que tem mais um jogo disputado.
Comentários