Uma semana depois do 'suspiro de alívio' da Luz, o Benfica regressa ao seu reduto para receber o Estrela da Amadora, em partida a contar para a 3.ª jornada da I Liga. Tudo tem um contexto, e temos que explicá-lo se por acaso trocou os últimos dias pelas Bahamas. A primeira jornada não foi de bom augúrio para os encarnados. O Benfica entrou com pé esquerdo no campeonato, ao somar uma derrota no terreno do Famalicão por 2-0. A contestação cresceu, e aos 69 minutos do encontro frente ao Casa Pia, certamente muitos adeptos já tinha em punho os lenços brancos para brindar Roger Schmidt no final da partida.
Antes desse momento, o técnico alemão já tinha mexido na equipa, e essa acabou por ser a chave do encontro: Foram lançados Tiago Gouveia (jogador decisivo, com um golo e uma assistência), Marcos Leonardo, e Kokçu. E ao minuto 70, Pavlidis desbloqueou o jogo. Tiago Gouveia e Aursnes marcaram os restantes tentos. O resultado serviu para acalmar as hostes no universo da Luz, mas claro, que com o jogo seguinte a pressão volta a imperar para qualquer candidato ao título digno desse nome.
O adversário será o Estrela da Amadora, que só somou um ponto em duas jornadas, ressalvando-se que defrontou adversários que lutam por outros objetivos e que contam com outro tipo de recursos. Na primeira jornada, os estrelistas arrancaram um empate em Braga (1-1). Viram-se a perder, mas conseguiram pontuar graças a um golo de Kikas. Na segunda jornada, frente a uma equipa famalicense que já tinha feito um 'brilharete' frente ao Benfica, sofreram na Reboleira uma derrota pesada por 3-0. Este arranque de campeonato não é propriamente fácil para os estrelistas, e a equipa de Filipe Martins terá novo teste de fogo, desta feita, frente ao Benfica, no estádio da Luz.
Histórico de confrontos
No último embate entre as duas equipas, na 19.ª jornada do campeonato passado, o Benfica impôs-se por 4-1 na Reboleira, naquele que foi o primeiro embate na Amadora desde a temporada de 2008/09. O embate ficou marcado por um momento único de Arthur Cabral que conseguiu fazer um golo através de um pontapé de bicicleta.
No história de embates entre as duas equipas, o predomínio é naturalmente encarnado. Em 39 embates, o Benfica venceu 31 duelos, contra apenas duas vitórias dos Estrelistas. Há ainda o saldo de seis empates. No estádio da Luz esse domínio ainda é mais avassalador. Já que no que diz respeito a resultados negativos para as águias, houveram apenas dois empates, em 18 encontros.
Para se encontrar a última vitória dos tricolores sobre os encarnados, é preciso recuar até 2000, quando o Estrela venceu por 3-0, com dois golos de Gaúcho e um tento de Kenedy. Curiosamente era Jorge Jesus o treinador da equipa.
A outra vitória tinha tido lugar dois anos antes, em 1998, e com Fernando Santos no banco. Triunfo por 2-0, golos de Jorge Andrade e Chaínho. A última vez que o Estrela levou pontos na Luz foi na época 1997/98, há mais de 25 anos. Empate a duas bolas, 16.ª jornada do campeonato. José Carlos e Paulo Ferreira marcaram para a equipa da linha de Sintra. Martin Pringle bisou para as águias.
O que dizem os treinadores
Roger Schmidt (treinador do Benfica): "Estamos contentes por voltar a jogar no nosso estádio. Se olharmos para o adversário, tiveram um jogo difícil em Braga, com muitos jogadores novos. Têm muitas armas, muita capacidade física. É uma partida complicada. Teremos o apoio dos adeptos e estamos ansiosos para jogar amanhã".
Filipe Martins (treinador do Estrela da Amadora):"Da minha parte, não vão ver em nenhum campo uma equipa a jogar apenas e só para o 0-0. Se passarmos essa postura, será por mérito do adversário. Vamos tentar ter os olhos na baliza do Benfica e tentar fazer golos"
Arbitragem
No que diz respeito a arbitragem, Hélder Malheiro foi o árbitro nomeado para dirigir o embate entre o Benfica e o Estrela da Amadora. Será auxiliado por Hugo Coimbra e Vasco Marques, com Bruno Vieira como quarto árbitro. Bruno Esteves vai estar aos comandos do VAR, e terá o suporte de Pedro Felisberto
Comentários