É vencer, ou vencer. Não há outro resultado que interessa ao Benfica esta noite, na deslocação ao terreno do Estoril, na 32.ª jornada da I Liga de futebol.

Os encarnados estão numa luta titânica pelo título com o Sporting, adversário que irá receber na próxima jornada onde poderá fazer a festa perante os seus adeptos. Os dois conjuntos estão empatados em pontos, na liderança da I Liga (75 pontos) e, se ambos ganharem os seus jogos nesta ronda, poderá haver campeão na Luz na próxima ronda: o Sporting só tem de vencer, o Benfica tem de ganhar por dois golos ou mais de diferença.

Estes são os jogos onde os 'grandes' não podem ter vergonha de serem pequenos, se o jogo assim exigir. Se for preciso, colocar a bola fora do estádio. Se for preciso, sacrificar a estética futebolística em nome do resultado. O título assim o exige.

Para este duelo com os Canarinhos, Bruno Lage terá de mexer na equipa do Benfica. Alvaro Carreras completou uma série de nove amarelos e irá falhar o jogo, por castigo. Dahl deverá entrar para o seu lugar. A dúvida resiste em Di Maria: o extremo está 'à bica' com quatro amarelos e poderá descansar a pensar no dérbi com os Leões, apesar de os números mostrarem que o Benfica é melhor sem ele.

Jogos recentes SL Benfica

No lado do Estoril, equipa que ocupa o 8.º posto com 42 pontos, o treinador Ian Cathro terá de mexer na defesa. Wagner Pina, expulso já no banco após ser substituído na vitória diante do Casa Pia, obrigará o técnico a encontrar uma opção para a lateral direita, algo que também acontecerá na zona central, devido ao castigo de Jordan Holsgrove (completou uma série de cinco amarelos).

Momento de forma: Águia embalada, Canarinhos aos tropeções

O empate caseiro diante do Arouca na ronda 29 interrompeu a melhor série do Benfica esta época. Mas a equipa rapidamente recuperou e goleou o AVS por 6-0 na última ronda, depois de ter batido o Vitória SC no D. Afonso Henriques por 3-0. Pelo meio, nova goleada, ao Tirsense, que colocou os encarnados na final da Taça de Portugal.

A formação encarnada está numa série de 12 jogos sem perder na I Liga, num total de 11 vitórias, após a derrota com o Casa Pia.

Fora de portas, o Benfica não tem sido tão sólido como na Luz. Nos 15 jogos anteriores na I Liga, os Encarnados perderam três e empataram dois. No entanto, os comandados de Bruno Lage vão numa sequência de seis triunfos longe da Luz para a Primeira Liga.

O Estoril chega a este jogo após uma vitória por 3-1 no terreno do Casa Pia. Os Canarinhos venceram quatro dos últimos 10 jogos, numa segunda volta de altos e baixos. Nesta sequência, perderam com SC Braga, Famalicão, Sporting e FC Porto e venceram Boavista, Rio Ave e AVS, além dos Gansos.

A jogar em casa, a equipa de Ian Cathro venceu seis dos 15 jogos disputados e perdeu cinco. As derrotas foram com FC Porto, Sporting, Braga, Casa Pia e Santa Clara.

Histórico: Benfica domina, mas Amoreiras não tem sido terreno fácil

O Estádio António Coimbra da Mota será palco do duelo número 76 entre os dois emblemas, num histórico que é liderado pelo Benfica com 56 vitórias. Só por cinco vezes o Estoril logrou derrotar o Benfica, num histórico que acabou empatado em 14 ocasiões.

Para a I Liga portuguesa, são 59 jogos: 44 vitórias do Benfica, quatro do Estoril e 11 empates.

A jogar em casa para a I Liga, o Estoril só venceu um dos 29 anteriores duelos com o Benfica. Aconteceu na longínqua de 1946/47, num... 6-3 dos Canarinhos diante da Águias.

Jogos recentes Estoril Praia

Para encontrar o último jogo no António Coimbra da Mota que terminou sem a vitória encarnada, é preciso recuar até ao 1-1 de 2021/22. Antes disso, empate só em 1992/93.

Apesar de o Estoril só ter uma vitória caseira diante do Benfica na I Liga, este tem sido um campo difícil para o emblema da Luz. É que sete das últimas dez vitórias foram conseguidas pela margem mínima.

Na época passada neste mesmo recinto, o Benfica sofreu para vencer por 1-0, golo de António Silva aos 90+3 minutos, na 8.ª ronda.

Na primeira volta, os encarnados ganharam na Luz por 3-0, com tentos de Pavlidis e Zeki Amdouni.

O que dizem os treinadores:

Ian Cathro (Estoril): "Queremos tentar ganhar todos os minutos do jogo. Não vou falar apenas nos primeiros 15 ou nos últimos 15. Vamos focar no primeiro minuto e tentar ganhá-lo. Depois disso, vamos tentar ganhar o segundo minuto e só vamos acabar quando o árbitro apitar."

Bruno Lage (Benfica): "Espero um Estoril muito motivado pelos últimos resultados. Trata-se de um jogo difícil em que a concentração terá de estar no máximo. É um jogo importante mas que não é decisivo. Vamos com humildade para vencer este adversário."

O Estoril-Benfica está agendado para às 20h30 deste sábado, e contará com arbitragem de João Gonçalves, árbitro da Associação de Futebol do Porto. João Bessa Silva e Ângelo Carneiro serão os assistentes, Márcio Torres o 4.º árbitro. VAR e AVAR ficarão a cargo de Bruno Esteves e Vanessa Gomes.