O Sporting recebe este sábado o Farense, no último jogo dos leões antes da quadra natalícia. Os leões regressam ao campeonato depois de dois jogos para as duas taças domésticas onde somaram igual número de vitórias, seguindo em frente quer na Taça de Portugal quer na Taça da Liga. Já o Farense visita Alvalade depois de ter somado a sua segunda vitória na Primeira Liga, ao vencer o Marítimo em casa na última jornada.
Guia de forma
Como mencionado anteriormente, o Sporting chega ao duelo com o Farense depois de vitórias sobre Paços de Ferreira (3-0) e Mafra (2-0) e de garantir a presença nos oitavos de final da Taça de Portugal e na 'final four' da Taça da Liga. Contudo, há uma pedra na engrenagem de vitórias leoninas: no último encontro a contar para a Primeira Liga, o leão tropeçou, empatando a duas bolas no jogo frente ao Famalicão, uma partida que deu muita polémica nos minutos finais e fez correr muita tinta.
O encontro da 10.ª jornada é a oportunidade para o conjunto orientado por Rúben Amorim voltar a vencer na prova mais importante do futebol português, além de puder dar seguimento a uma série de 11 jogos sem perder para todas as competições: a primeira e única derrota leonina esta época aconteceu nos 'playoffs' da Liga Europa, frente ao LASK Linz.
Já o Farense visita a capital depois de conquistar a sua segunda vitória da época. Os algarvios bateram o Marítimo em casa por 2-1 e subiram ao 14.º lugar da I Liga, isto depois de terem sido eliminados da Taça de Portugal caindo frente ao Estrela, do Campeonato de Portugal, na 3.ª eliminatória.
A equipa comandada por Sérgio Vieira soma apenas duas vitórias esta época, tendo somado a primeira apenas à 7.ª jornada da I Liga. Nos dez jogos realizados até ao momento, a equipa de Faro somou também seis derrotas e dois empates.
Histórico
O encontro deste sábado será o 58.º entre os dois emblemas e o primeiro em mais de 18 anos. O último encontro entre Sporting e Farense jogou-se em fevereiro de 2002, a contar para a 23.ª jornada da I Liga, com os leões a vencerem graças ao golo solitário de João Vieira Pinto.
O histórico é claramente favorável para a equipa de Alvalade que em 57 partidas só perdeu seis e empatou em sete ocasiões, ou seja o Sporting soma 44 vitórias contra o clube de Faro. A última vitória do Farense frente ao Sporting data de janeiro de 2001, quando, na capital algarvia, a equipa da casa venceu por 2-1, num encontro a contar para a I Liga.
O que dizem os treinadores
Sérgio Vieira, técnico do Farense: "[O Sporting] É uma equipa que joga bem, muito organizada, com qualidade individual e coletiva. Não podemos ter opiniões radicais ao ponto de dizer que é a melhor, certamente, é uma das melhores. Tem pontos fortes, para os quais nos preparámos, e vamos tentar ser eficazes"
Rúben Amorim, técnico do Sporting: "É um jogo histórico do nosso campeonato (...). É um começar de novo de um clube que desceu aos campeonatos amadores, subiu outra vez e é claramente um histórico do nosso campeonato. Mas o importante é mesmo vencer o jogo, isso é o mais importante e é o que queremos fazer. Sabemos que o Farense tem uma equipa muito boa em termos individuais e coletivos, tem vindo a melhorar muito, jogava num 4-3-3, mudou para o 4-4-2 e melhorou, fez uma grande exibição na Luz, tem bons sinais. Mas nós queremos manter este nosso caminho, também estamos num bom momento"
Árbitro
A receção do Sporting ao Farense vai contar com a arbitragem de André Narciso, que será auxiliado por Paulo Bras e Marco Vieira. Hugo Silva será o 4.º árbitro. Bruno Esteves será o videoárbitro, auxiliado por José Luzia.
A partida tem inicio marcado para as 20h30 e pode ser acompanhada AO MINUTO aqui, no SAPO Desporto.
*Artigo atualizado com declarações de Rúben Amorim às 10:40
Comentários