O Sporting recebe este sábado à noite o AFS no Estádio de Alvalade, em partida relativa à 14ª jornada da Primeira Liga.

Depois do desaire europeu em Munique, onde apesar disso a equipa esteve a bom nível, os leões regressam ao campeonato dispostos a voltar aos triunfos para não perder de vista o primeiro lugar.

Pela frente os verdes e brancos têm um AFS desesperado por pontos e pela primeira vitória no campeonato, por forma a deixar o último lugar da tabela.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Momento de forma

Leões e avenses chegam a esta partida em momentos de forma bem distintos. Apesar de ter somado o segundo jogo sem vencer em Munique, isto depois do empate na Luz com o Benfica, o Sporting apresenta um registo de resultados bem positivos nas últimas partidas, com sete vitórias nos últimos dez jogos.

A derrota diante do Bayern não parece ter deixado marcas psicológicas nos verdes e brancos, que se mostraram a bom nível diante do colosso europeu, e sem algumas das suas principais peças.

Os lesionados serão nesta altura o único motivo de preocupação para Rui Borges que, para além de não poder contar com Nuno Santos ou Zeno Debast, viu também Quenda, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão juntarem-se à lista de indisponíveis.

Do outro lado está um AFS numa posição muito delicada na classificação. Os avenses são a única equipa que ainda não conseguiu vencer no campeonato, isto numa altura em que nos aproximamos do fecho da primeira volta.

Ao todo são 10 derrotas e apenas 3 empates em 13 jornadas, o que há muito fez soar os alarmes na Vila das Aves. A equipa precisa de pontos como de pão para a boca antes da sempre difícil visita a Alvalade.

Histórico de confrontos

Sporting e AFS contam apenas com dois embates realizados, ambos na última temporada. Desses dois resultaram uma vitória leonina e um empate na Vila das Aves.

Na 6ª jornada da última época, os leões, na altura comandados por Ruben Amorim, venceram tranquilamente os avenses em Alvalade, graças a dois golos de Gyokeres e um de Conrad Harder.

Contudo, a história acabou por ser diferente no jogo da segunda volta. Depois do Sporting ter conseguido dois golos de vantagem, graças aos remates certeiros de Diomande e Gyokeres, a equipa, agora com Rui Borges ao leme, acabou por permitir o empate.

Zé Luís reduziu de penálti e Gustavo Mendonça conseguiu o 2-2 já no período de compensação com um remate de fora da área.

O que dizem os treinadores

Rui Borges, treinador do Sporting: "É uma equipa bastante agressiva, intensa, com jogadores experientes. À partida chegam aqui sem nada a perder e podem vir com mais confiança, descontraídos no sentido positivo. Acho que vamos ter uma equipa completamente tranquila, tem muito a ganhar e pouco a perder. À 2.ª jornada empataram em Braga e isso dita bem o que pode acontecer se entrarmos em facilitismos. E o grande desafio será esse, a equipa estar ligada depois de uma semana de exigência máxima com jogos frente a Benfica e Bayern. Mantê-los com a mesma energia, foco, rigor e intensidade para conseguirmos fazer um grande jogo e ganhar"

João Pedro Sousa, treinador do AFS: "São dimensões completamente diferentes, gigantescas, basta olhar para a tabela, analisar as dificuldades que temos tido nos jogos e para a facilidade do Sporting nas dinâmicas de jogo. Será uma tarefa extremamente complicada, mas a nossa obrigação é colocar em prática o que fomos conversando, corrigir alguns pontos em relação ao último jogo e o melhor resultado possível"

O árbitro

Iancu Vasilica foi o escolhido para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Vila Real será auxiliado por José Pereira e Sérgio Jesus, enquanto que Flávio Lima assumirá as funções de quarto-árbitro.

A dupla de vídeo-arbitragem será composta por João Casegas e Marco Vieira.

É a terceira vez que Iancu Vasilica dirige encontros do Sporting, sendo que nas outras duas ocasiões, os leões acabaram por vencer.