O Sporting vai tentar entrar com o pé direito na segunda volta da I Liga em casa, na receção ao Nacional da Madeira, jogo da 19.ª jornada da prova. Os Leões chegam a este jogo na ressaca da derrota na Liga dos Campeões, que deixa a equipa a fazer contas para o apuramento ao play-off que dá acesso aos oitavos de final.
Para este jogo com os madeirenses, o técnico Rui Borges não poderá contar com St. Juste, Eduardo Quaresma e Nuno Santos na defesa e Pedro Gonçalves na frente. A condição física de Gyokeres tem vindo a ser gerida com 'pinças', pelo que ainda não se sabe se será titular. Matheus Reis já treinou, mas não deverá ser titular.
Líder da I Liga com 44 pontos, o Sporting entrará em campo já sabendo do resultado do Benfica, 2.º com 41 pontos e que joga duas horas e meia antes, frente ao Casa Pia.
O Nacional vai tentar manter-se na senda dos bons resultados. Os madeirenses estão na melhor fase da época, com duas vitórias seguidas, uma delas em casa diante do FC Porto. O técnico Tiago Margarido não poderá contar com o lesionado Miguel Baeza e com o castigado Djibril Soumaré.
Momento de forma: Melhor Nacional da época perante um Leão ferido
O Sporting quererá dar uma resposta em casa, depois de ter perdido na quarta-feira frente ao Leipzig na Alemanha, na 7.ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões. Um resultado que obriga os leões a ganhar o próximo jogo em casa diante do Bolonha para se manter na prova.
Na I Liga, a formação leonina vem de um triunfo categórico no terreno do Rio Ave, depois dos 4-4 com o Vitória de Guimarães. A equipa de Alvalade venceu o FC Porto nas meias-finais da Taça da Liga, mas perdeu a final da prova para o rival Benfica, nas grandes penalidades.
Em Alvalade o Sporting vai encontrar uma equipa moralizada, que venceu na última ronda o AVS por 3-1. Mas o resultado de maior destaque foram os 2-0 ao FC Porto na Choupana. Os dois triunfos tiraram os madeirenses do fundo da tabela, deixando a equipa no 13.º posto com 19 pontos.
Histórico: Leão comanda duelos com madeirenses
O historial de duelos entre o Sporting e o Nacional está contado em 51 capítulos, pintados na sua maioria de verde e branco. São 32 vitórias contra apenas quatro do Nacional. Em jogo da Primeira Liga, são 41 jogos: 26 vitórias para o Sporting, quatro para o Nacional e 11 empates.
Em Alvalade o Sporting tem dominado com 17 vitórias em 20 jogos na Primeira divisão do nosso futebol. Os verde-e-brancos venceram 12 dos últimos 14 jogos em casa, e estão numa sequência de cinco triunfos seguidos a jogar no seu terreno.
Mas o Nacional guarda boas memórias da casa dos Leões. Na época 200472005, venceu o Sporting em Alvalade por 4-2, com golos de André Pinto (2), Alexandre Goulart e Bruno, contra o autogolo de Ávalos e um tento de Custódio.
Na primeira volta o Sporting goleou na Madeira o Nacional por 8-0, numa altura em que a equipa, treinada então por Ruben Amorim, atropelava tudo e todos.
O que dizem os treinadores
Rui Borges (Sporting): "Já tive oportunidade de defrontar o Nacional, é uma equipa muito bem organizada, não se preocupa só em defender, gosta de ser pressionante. Não me admira o que tem sido o crescimento enquanto coletivo. Gosta de jogar bem, é uma equipa muito bem organizada, competente, competitiva."
Tiago Margarido (Nacional): "Quanto tivermos bola, vamos tentar ser o Nacional que toda a gente conhece. Sem bola, presumo eu, pela qualidade do Sporting, seremos, em alguns momentos, empurrados para trás. Portanto, não considero isso uma estratégia defensiva, apenas uma estratégia inteligente para perceber os momentos do jogo e tirar partido deles."
O jogo será dirigido pelo árbitro Iancu Vasilica. Os assistentes serão Carlos Martins e José Pereira, o 4.º árbitro Vítor Ferreira, o VAR Bruno Esteves e o AVAR: Paulo Brás. Vasilica vai arbitrar um jogo do Sporting pela primeira vez esta temporada. Na época passada esteve na vitória por 3-0 dos leões sobre o Portimonense.
O Sporting-Nacional está agendado para às 20h30 deste sábado e pode ser seguido EM DIRETO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários